Ajuda para indicar a melhor versão do Home Assistant

Estou até com vergonha de perguntar, mas não achei. poderia me passar o discord.

O discord fica nesse botãozinho na barra de navegação do fórum:

image

Mas segue o link para facilitar

1 curtida

Pelo menos no Chrome não aparece

Estranho, vou investigar, estou no chrome aqui e aparece. Você esta em computador ou mobile?

É exatamente essa.
Resumindo:
A funcionalidade base do home assistant esta contida num pacote python chamado home assistant core.
Por conveniência esse pacote tambem é distribuido como container docker.
Ai depois foi criado o supervisor que basicamente é um gerenciador de docker. Ele permite instalar addons que são basicamente containers docker com alguns arquivos especias de configuracoes para o HA. A differenca é que insalar pelo supervisor é muito mais facil (principalmente para iniciantes) do que gerenciar docker na mão e tem muitos softwares que sao comuns de se usar junto com o HA que estão disponiveis como addon.
Porem tem um problema o supervisor depende de outros softwares que precisam estar instalados na versao correta. A solução é limitar suporte a um único OS (debian) que teria essas dependências em seus repositorios e dar suporte a versão que esse os use. Porem instalar pelo Debian pode ser difícil para iniciantes em linux e nada no debian impede os usuários de remover ou alterar essas dependencias. O haOS é basicamente um sistema operacional que inclui tudo que o ha core e o supervisor precisa para funcionar e nada mais. Tornando ele mais fácil de instalar e mais leve porem limitando a instalação de alguns outros softwares no mesmo pc.

E basicamente essa sao os 4 metodos de instalcao: Core,Docker,Supervised(debian), OS.

O guia para cada um esta aqui:

E temos alguns guias de instalacao em portugeues aqui no forum.

Os 2:

Descobri o problema, o fórum esta com 3 temas configurados para o usuário poder escolher nos ajustes do seu perfil e só um deles tem o widget do discord. Vou resolver isso quanto antes, obrigado pelo feedback.
Como solução temporária alterei tema padrão para o correto e removi o tema escuro duplicado que não tinha o widget, mas o tema claro ainda precisa ser reconfigurado.

@Walber acredito que agora esteja tudo arrumado, apareceu icone para voce agora?

Sim, no PC e no Mobile

1 curtida

@jkhallyo Sobre ir que eu prometi mais detalhes

A maioria de controle remotos IR emite um codigo para cada botao. Porem isso nao funcionaria muito bem para AC pois os controles tem visor.
Imagine a seguinte situação com um controle que envia um codigo por botao:

Seu AC esta no modo frio com temperatura 18C. Voce tampa a led do controle muda ele para modo quente e sobe a temperatura em 10. O visor do controle agora mostra modo quente 28C mas o ar condicionado continua modo frio a 18C. Agora imagine que voce destapa a led e dimuna a temperatura em 1C. O display mostraria modo quente 27C e AC faria um barulho que aceitou o comando o induzindo a acreditar que o display esta correto mas na verdade o ar estaria operando no mo frio a 17C.

Por isso a grande maioria dos controle de AC não funcionam assim (tirando alguns raros que não tem display). O controle comum de ac codifica toda informacao sobre o estado (temperatura, modo de operacao, velocidade da ventoinha…) e envia isso a cada botao pressionado garantindo a sincronia entre controle e AC.

Desta maneira “Seu AC esta no modo frio com temperatura 18C. Voce tampa a led do controle muda ele para modo quente e sobe a temperatura em 10. O visor do controle agora mostra modo quente 28C mas o ar condicionado continua modo frio a 18C.” continua sendo verdade mas ao destampar a led e abaixar a temperatura o AC passaria a operar em modo quente 27C como mostra o display pois o estado inteiro foi enviado.

Isso cria um desafio interessante pois não se pode mais simplesmente gravar cada botao. Existem duas soluções:

  1. Gravar cada estado possivel (ou no minimo todos estados que voce deseja usar)
  2. Fazer engenharia reversa do protocolo do AC e fazer um software que cria o codigo IR em tempo real para cada estado

A solução 1 esta disponível para HA em formato da integração do HACS SmartIR. Ela suporte alguns hubs IR mas o mais comum de se achar é os da broadlink. Ele tem um banco de dados consideravel de codigos para AC mas caso seu modelo não esteja la, copiar 100% dos codigos de um AC pode chegar a alguns milhares de codigos a serem gravados. Outra limitação dessa opcao é que não da para receber feedback do controle. Ou seja se voce usar o controle normal a interface do HA não vai atualizar com novo estado. A opcao 2 pode ficar “ouvindo” o controle e fazer isso.

A solução 2 esta disponivel pelo tasmota (no esphome tambem mas tem compatibilidade com menos ACs). O problema é que basicamente os unicos dois grande fabricantes de hub IR sao tuya e broadlink, broadlink nunca usou microcontrolador ESP e tuya esta parando de usar. Portanto achar um hub ir comercial que pode ser facilmente convertida para tasmota é cada vez mais dificil. Agora apos ter um hub funcional o único lado negativo dessa opcao é que é muito mais dificil adicionar suporte a um novo device mas ela ja suporte a grande maioria e é possivel usar controlador com esphome/tasmota com smartir entao se essa opcao falhar é so usar mesmo hub para opção 1.

O que acredito que vai ser a grande salvação do método 2 é esse novo hub ir da athom que ja vem de fabrica com tasmota. Eu comprei alguns para testar não vou recomendar 100% pois ainda não chegou para eu verificar qualidade mas a não ser que for um completo lixo vai ser dificil recomendar qualquer outro ir para usar com home assistant.

https://pt.aliexpress.com/item/1005005772315510.html?spm=a2g0o.productlist.main.31.4e262584xtQUAK&algo_pvid=46083b3c-c5a9-414a-9bae-f1ed958a5118&algo_exp_id=46083b3c-c5a9-414a-9bae-f1ed958a5118-15&pdp_npi=3%40dis!BRL!136.53!95.58!!!26.44!!%4021021d7b16888652094222689d0763!12000034296562683!sea!BR!811712008&curPageLogUid=MzftTnZg988h

Como você pode ver IR para AC é um assunto bem cxomplexo e inclusive ja faz uns 3 anos que eu prometo um video entrando mais em detalhes sobre o assunto mas é um video que me deu muito trabalho e surgiram vários imprevistos pelo caminho. Mas o lançamento desse novo hub ir me motivou a retomar este projeto. Quando eu acabar o video mando link aqui tambem.

1 curtida

Não aparecia. Hoje entrei por acaso por outro navegador e apareceu.
Já me inscrevi obrigado e desculpe o mal entendido.

Aqui agora já aparece para todos os navegadores.

Obrigado pela explicação. Bom então hub IR melhor eu deixar isso pra depois que tenha algo mais compatível com meu nível.

Eu consegui instalar o Hass OS no Pi4, instalei o hacs , samba, terminal, editor, e consegui pela integração da ewelink fazer ele ver meus interruptores sonoff, menos o hub zigbee.

Já com meus dispositivos Tuya, não consegui nada. eu uso o smart life e tentei fazer a integração que ensinam via tuya Iot, mas ele não aparece os dispositivos no HA.

Agora vou pesquisar como integrar as câmeras e esses dispositivos tuya. (se é que existe como)

Estou buscando essas soluções, se tiver alguma opinião, eu fico grato pelo apoio e compartilhamento.

O hub zigbee da sonoff, assim como qualquer outro, não serão funcionais no HA. O que se faz é usar um dongle zigbee espetado no Pi4 e ele será o coordenador dos dispositivos zigbee de praticamente qualquer marca e tipo (alguns apenas serão enxergados mas não poderão disparar cenas e automações).

Os Tuya você deve seguir um tutorial (não lembro onde peguei o Tuto) mas é simples, use a integração oficial.

Não é difícil não. A única coisa um pouco mais difícil hoje em dia seria converter um ir tuya pra tasmota pq tem q trocar o chip. Mas usar broadlink ou algum ir que já venha com esp é bem tranquilo. Só a parte de ar condicionado que é complexa mas não difícil.

Mas de qualquer maneira eu recomendaria esperar só um pouco mesmo, porque quando chegar os meus ir da athom eu pretendo fazer um review e acho q vale a pena esperar isso.

Tenta colocar integração sonoff lan do hacs. A maioria dos dispositivos deve funcionar. Ai você não fica dependente da cloud da ewelink e ainda seus dispositivos respondem bem mais rápido.

Quais dispositivos sonoff você tem ? Alguns sonoff são bem fáceis de trocar o firmware, e eu acredito que vale muito a pena fazer isso.
Você se livra de vez 100% da cloud de fabricante, evita problemas com updates, e perde risco do fabricante cortar suporte de um device do nada.

Além disso qual seu hub zigbee? como eu já tinha mencionado ideal é usar algo que integre com zha ou z2m. As vantagens são inúmeras, funciona localmente, pode usar dispositivos zigbee de qualquer fabricante…
Pergunto porque tinha um hub zigbee sonoff que era com esp ai da pra colocar tasmota e integrar zha ou z2m

Quais seus dispositivos tuya?
A maioria dos dispositivos Wi-Fi tuya deveria aparecer no ha (com a integração oficial). Zigbee é um pouco mais restrito mas até onde saiba aparece também, só que ideal seria integrar como falei anteriormente. Mas a integração oficial tuya também é cloud, usar tudo por cloud no ha meio que perde o sentido.
Tem a integração local tuya do hacs mas é chatinha de configurar e de verdade tuya Wi-Fi tudo que der eu com certeza jogaria outro firmware, sonoff ainda da pra conviver com firmware original mas tuya é muito ruim.

Atualizando…
Ontem estava já cansado e com sono, devo ter feito algo errado. Hoje pela manhã, refiz o tuto e consegui integrar alguns dispositivos, 2 tomadas e uma ceiling lampada.
Acho que era o que dava para integrar, pq sobrou só o hub Ir e o Hub zigbee.

A integração do sonoff foi pelo hacs, mas da tuya não consegui com o tuya v2, só consegui pela integração oficial la no configurações/integrações.

Obrigado pelo apoio de vocês, há dois dias atrás pensei em desistir, não estava compreendendo nada.
Mas tive mais paciência e fui lendo alguns post do forum que me fez começar a entender e ver melhor as coisas.

Agora vou tentar achar como integrar minhas 3 câmeras.

Gostaria de tirar uma dúvida.
Posso citar os links de onde aprendi a fazer as integrações? mesmo sendo de outros fóruns?

1 curtida

O ir tuya pra coisas tipo tv voce pode integrar por cena tuya. Se no app tuya que voce estiver usando (pelo que entendi voce esta no smart life) voce criar uma cena tipo ligar tv, essas cenas vao aparecer no HA. So nao da pra integrar ir tuya por LAN.

O hub zigbee tambem como disse alguns da pra converter para tasmota.

É que se eu não me engano a tuya abandonou o v2 e fizeram algumas mudanças na oficial mas nada demais. Posso estar equivocado porque faz um tempo que nao uso tuya mas que eu me lembre foi algo assim.

Se me permite uma sugestão de próximo passos, primeiro configure acesso externo e depois comece a tentar migrar os devices de integrações cloud pra locais.

Normal, começo é meio confuso é muito conceito novo de uma vez, mas fica tranquilo que todo mundo aqui passou por isso já. Home assistant é um hobby que exige uma certo esforço e dedicação continua mas não desiste que vale a pena é uma ferramenta muito versátil.

Pode sim!

1 curtida

Se não for pedir demais, me dê um norte de onde começo a aprender sobre isso. não tenho a mínima ideia. gostaria muito de ter acesso externo. pq por enquanto só aceso na rede local.

Sobre acesso externo temos todas informações aqui:

Mas de forma geral as dicas mais valiosas que posso dar é:

  1. criar o habito de pesquisar, pode parece simples dar um google hoje mas pesquisar informação técnica de tech de forma realmente eficiente é uma habilidade que precisa ser desenvolvida com pratica

  2. Frequente o maximo de comunidades do assunto possivel, temos aqui o forum, tem o forum gringo oficial, tem o subreddit do home assistant que vira e mexe tem post interessante. So de ler essas comunidades de vez em quando ajuda a ter muita ideia e ir acumulando conhecimento.

  3. Crie habito de ler documentacao seja do ha ou addons e outros software que for usar em conjunto. Eu como programador defendo fortemente que a melhor fonte de informação é sempre a documentação. Inclusive o ha é muito bem documentado Documentation - Home Assistant

  4. Se o resto falhar não hesite em perguntar não importa quão simples pareça. Muita gente começa pergunta com “desculpa deve ser duvida de iniciante” mas não precisa, o forum ta aqui pra isso mesmo, para as pessoas que ja acumularam mais conhecimento ajudarem os que estão comecando assim como eles receberam ajuda no passado, e espero que um dia voce esteja tambem do outro lado ajudando os futuros novos membros.

2 curtidas

Eu sempre quis ser programador, mas a vida me levou pro direito, mas juro que vivo pensando em mudar de área, lidar com gente é complicado demais.