Ajuda para indicar a melhor versão do Home Assistant

Boa tarde! Seguindo a orientação de @ariel_leventhal , estou abrindo esse tópico para pedir ajuda na escolha da melhor opção de Home Assistant para eu instalar conforme minhas necessidades que passarei a descrever.

Eu sou novato, nunca mexi em Home Assistant, mas vi vários vídeos no youtube e na internet sobre o Home Assistant, e vi que com ele teria muito mais opções de integrações e configurações variadas. sei que não deve ser tarefa fácil, mas acredito que a vontade em aprender já um bom começo (espero que com a ajuda dos sr(a)s eu consiga).

Bom na pandemia eu inventei de comprar uma alexa e alguns dispositivos de smart home (sonoff, tuya, zemismart, etc…), passei algumas horas livres ocupando a mente para não enlouquecer, e aprendi sobre instalações elétricas e consegui deixar o quarto um pouco automatizado via assistente alexa.

Porém, gostaria de melhorar e migrar meus dispositivos para o Home Assistant, então, comecei a pesquisar um dispositivo para ser meus servidor de Home assistant e ai começar a aprender.
Ainda não tinha decidido qual dispositivo adquirir, quando em uma conversa com um amigo indiano que mora fora, mas namora minha cunhada, falei que estava pensando em aprender Home Assistant e estava pesquisando um dispositivo para instalar, e citei alguns. então ele me disse que tinha um Raspberry pi4b e que não usava e me deu de presente.

Na minha casa possuo poucos dispositivos, mas gostaria de saber se posso integrar eles no Home Assistant, e qual seria a melhor opção de Home Assistant para meu caso.

Tinha pensado em usar o raspi como um servidor NAS, mas já desisti, então se tiver que dedicar o raspi para o Home Assistant não tem problema.

Possuo os seguintes dispositivos:
Echo show 5
Echo dot 3
2 tomadas inteligentes
3 luzes, sendo 2 via sonoff mini e uma lâmpada smart (via samrt life)
1 controlador infravermelho (controlar TV e Ar)
1 ventilador via sonoff basic
2 cameras intelbras (app mibo)
1 camera Yi home
1 hub zigbee
1 sensor de temp.
1 sensor de presença
1 sensor de porta
1 botão multi

Desde já agradeço as respostas de @ariel_leventhal e @gmesquita no outro tópico que me orientaram a criar este.

É realmente um NAS bom com raspi é difícil, teria pouco troughput. Mas mesmo usando haOS voce pode ter alguma coisa proxima de um NAS que ja quebra um galho. Vode pode usar addon de samba share para compartilhar acesso ao filesystem do ha na rede. O objetivo em geral é poder editar as configs usando softwares no seu pc mas nada impede de usar pra guardar arquivos.

Da sua lista a unica coisa ai que o rasp pode sofrer um pouco é com playback de camera mas sendo so duas cameras não ache que seja motivo de trocar o hardware. E claro que tem fator de quao complexo voce quer que sejam suas automacoes. Mas para começar agora o pi com haOS não deve te restringir em nada.

Os únicos problemas que vejo de devices ai é o hub zigbee, até funciona mas depende de nuvem e não é todos devices que funcionam por ele. O ideal é usar outro tipo de coordenador (mas sobre isso em baixo) e o IR. IR que imagino ser tuya entao vai ser so por cloud tambem e nao funciona muito bem pra ar condicionado pelo HA.

Algumas dicas gerais de coisas para se estudar (temos conteúdo no forum sobre todos esses assuntos):

  • Quando for comprar mais devices se possivel evite dispositivos que dependam de integracao com nuvem como todos dispositivos tuya wifi e a maioria dos sonoff. (principalmente tuya é bom evitar, lembrando que tuya vende white label entao dispositovos zemismart, positivo, intelbras izy, moes e mais um monte de marcas é tudo tuya).

Caso precisa ou ja tenha dispositivos desses voce tem duas alternativas:

  1. Boa parte dos dispositivos IoT (tirando tuya que começou a trocar por outros microcontroladores so pra impedir isso) usa microcontroladores ESP então você pode trocar o firmware deles por tasmota ou esphome (firmwares open source) e se livrar da nuvem do fabricante. Em alguns dispositivos é possivel fazer isso OTA (por wifi) nesse caso acho a melho opcao, outros voce precisa desmontar o device e ligar cabos nele ai usaria essa opcao como ultimo recurso.

  2. Use o HACS (repositório de integrações da comunidade) para procurar integrações nao oficiais que funcionem localmente. Essa opcao costuma ser mais simples mas nem sempre funciona tao bem.

  • Se for usar zigbee nao use hub tuya. Use algum hub/bridge ou dongle que integre por ZHA ou Zigbee2Mqtt.
  • IR para ar condicionado é um assunto bem complicado, tenho compromisso daqui a pouco não da tempo de entrar em detalhes mas ate domingo eu respondo novamente com mais detalhes . Basicamente tem dois jeito com principios muito diferentes um é um deles é usar integração SmartIR (geralmente com hub IR da broadlink) ou usar um hub ir com firmware tasmota.
  • Frequente o forum e outras comunidades HA, porque as possibilidades sao infinitas e frequentar essas comunidades é melhor jeito de descobrir coisas que as vezes voce nem imaginava ser possivel.

Alem disso se quiser entrar no nosso discord (link na barra de navegação do forum), pouquíssimas pessoas usam ele por enquanto mas principalmente em casos pra duvidas assim mais gerais acredito que seja mais interessante pois é mais facil ter conversa continuas do que aqui.

1 Like

Me tire mais uma dúvida! por favor. Existe alguma cersão mais completa ou o haOS é aquele que instalo pelo próprio site do raspberry com o app imager?

Estou até com vergonha de perguntar, mas não achei. poderia me passar o discord.

O discord fica nesse botãozinho na barra de navegação do fórum:

image

Mas segue o link para facilitar

1 Like

Pelo menos no Chrome não aparece

Estranho, vou investigar, estou no chrome aqui e aparece. Você esta em computador ou mobile?

É exatamente essa.
Resumindo:
A funcionalidade base do home assistant esta contida num pacote python chamado home assistant core.
Por conveniência esse pacote tambem é distribuido como container docker.
Ai depois foi criado o supervisor que basicamente é um gerenciador de docker. Ele permite instalar addons que são basicamente containers docker com alguns arquivos especias de configuracoes para o HA. A differenca é que insalar pelo supervisor é muito mais facil (principalmente para iniciantes) do que gerenciar docker na mão e tem muitos softwares que sao comuns de se usar junto com o HA que estão disponiveis como addon.
Porem tem um problema o supervisor depende de outros softwares que precisam estar instalados na versao correta. A solução é limitar suporte a um único OS (debian) que teria essas dependências em seus repositorios e dar suporte a versão que esse os use. Porem instalar pelo Debian pode ser difícil para iniciantes em linux e nada no debian impede os usuários de remover ou alterar essas dependencias. O haOS é basicamente um sistema operacional que inclui tudo que o ha core e o supervisor precisa para funcionar e nada mais. Tornando ele mais fácil de instalar e mais leve porem limitando a instalação de alguns outros softwares no mesmo pc.

E basicamente essa sao os 4 metodos de instalcao: Core,Docker,Supervised(debian), OS.

O guia para cada um esta aqui:

E temos alguns guias de instalacao em portugeues aqui no forum.

Os 2:

Descobri o problema, o fórum esta com 3 temas configurados para o usuário poder escolher nos ajustes do seu perfil e só um deles tem o widget do discord. Vou resolver isso quanto antes, obrigado pelo feedback.
Como solução temporária alterei tema padrão para o correto e removi o tema escuro duplicado que não tinha o widget, mas o tema claro ainda precisa ser reconfigurado.

@Walber acredito que agora esteja tudo arrumado, apareceu icone para voce agora?

Sim, no PC e no Mobile

1 Like

@jkhallyo Sobre ir que eu prometi mais detalhes

A maioria de controle remotos IR emite um codigo para cada botao. Porem isso nao funcionaria muito bem para AC pois os controles tem visor.
Imagine a seguinte situação com um controle que envia um codigo por botao:

Seu AC esta no modo frio com temperatura 18C. Voce tampa a led do controle muda ele para modo quente e sobe a temperatura em 10. O visor do controle agora mostra modo quente 28C mas o ar condicionado continua modo frio a 18C. Agora imagine que voce destapa a led e dimuna a temperatura em 1C. O display mostraria modo quente 27C e AC faria um barulho que aceitou o comando o induzindo a acreditar que o display esta correto mas na verdade o ar estaria operando no mo frio a 17C.

Por isso a grande maioria dos controle de AC não funcionam assim (tirando alguns raros que não tem display). O controle comum de ac codifica toda informacao sobre o estado (temperatura, modo de operacao, velocidade da ventoinha…) e envia isso a cada botao pressionado garantindo a sincronia entre controle e AC.

Desta maneira “Seu AC esta no modo frio com temperatura 18C. Voce tampa a led do controle muda ele para modo quente e sobe a temperatura em 10. O visor do controle agora mostra modo quente 28C mas o ar condicionado continua modo frio a 18C.” continua sendo verdade mas ao destampar a led e abaixar a temperatura o AC passaria a operar em modo quente 27C como mostra o display pois o estado inteiro foi enviado.

Isso cria um desafio interessante pois não se pode mais simplesmente gravar cada botao. Existem duas soluções:

  1. Gravar cada estado possivel (ou no minimo todos estados que voce deseja usar)
  2. Fazer engenharia reversa do protocolo do AC e fazer um software que cria o codigo IR em tempo real para cada estado

A solução 1 esta disponível para HA em formato da integração do HACS SmartIR. Ela suporte alguns hubs IR mas o mais comum de se achar é os da broadlink. Ele tem um banco de dados consideravel de codigos para AC mas caso seu modelo não esteja la, copiar 100% dos codigos de um AC pode chegar a alguns milhares de codigos a serem gravados. Outra limitação dessa opcao é que não da para receber feedback do controle. Ou seja se voce usar o controle normal a interface do HA não vai atualizar com novo estado. A opcao 2 pode ficar “ouvindo” o controle e fazer isso.

A solução 2 esta disponivel pelo tasmota (no esphome tambem mas tem compatibilidade com menos ACs). O problema é que basicamente os unicos dois grande fabricantes de hub IR sao tuya e broadlink, broadlink nunca usou microcontrolador ESP e tuya esta parando de usar. Portanto achar um hub ir comercial que pode ser facilmente convertida para tasmota é cada vez mais dificil. Agora apos ter um hub funcional o único lado negativo dessa opcao é que é muito mais dificil adicionar suporte a um novo device mas ela ja suporte a grande maioria e é possivel usar controlador com esphome/tasmota com smartir entao se essa opcao falhar é so usar mesmo hub para opção 1.

O que acredito que vai ser a grande salvação do método 2 é esse novo hub ir da athom que ja vem de fabrica com tasmota. Eu comprei alguns para testar não vou recomendar 100% pois ainda não chegou para eu verificar qualidade mas a não ser que for um completo lixo vai ser dificil recomendar qualquer outro ir para usar com home assistant.

https://pt.aliexpress.com/item/1005005772315510.html?spm=a2g0o.productlist.main.31.4e262584xtQUAK&algo_pvid=46083b3c-c5a9-414a-9bae-f1ed958a5118&algo_exp_id=46083b3c-c5a9-414a-9bae-f1ed958a5118-15&pdp_npi=3%40dis!BRL!136.53!95.58!!!26.44!!%4021021d7b16888652094222689d0763!12000034296562683!sea!BR!811712008&curPageLogUid=MzftTnZg988h

Como você pode ver IR para AC é um assunto bem cxomplexo e inclusive ja faz uns 3 anos que eu prometo um video entrando mais em detalhes sobre o assunto mas é um video que me deu muito trabalho e surgiram vários imprevistos pelo caminho. Mas o lançamento desse novo hub ir me motivou a retomar este projeto. Quando eu acabar o video mando link aqui tambem.

1 Like

Não aparecia. Hoje entrei por acaso por outro navegador e apareceu.
Já me inscrevi obrigado e desculpe o mal entendido.

Aqui agora já aparece para todos os navegadores.

Obrigado pela explicação. Bom então hub IR melhor eu deixar isso pra depois que tenha algo mais compatível com meu nível.

Eu consegui instalar o Hass OS no Pi4, instalei o hacs , samba, terminal, editor, e consegui pela integração da ewelink fazer ele ver meus interruptores sonoff, menos o hub zigbee.

Já com meus dispositivos Tuya, não consegui nada. eu uso o smart life e tentei fazer a integração que ensinam via tuya Iot, mas ele não aparece os dispositivos no HA.

Agora vou pesquisar como integrar as câmeras e esses dispositivos tuya. (se é que existe como)

Estou buscando essas soluções, se tiver alguma opinião, eu fico grato pelo apoio e compartilhamento.

O hub zigbee da sonoff, assim como qualquer outro, não serão funcionais no HA. O que se faz é usar um dongle zigbee espetado no Pi4 e ele será o coordenador dos dispositivos zigbee de praticamente qualquer marca e tipo (alguns apenas serão enxergados mas não poderão disparar cenas e automações).

Os Tuya você deve seguir um tutorial (não lembro onde peguei o Tuto) mas é simples, use a integração oficial.

Não é difícil não. A única coisa um pouco mais difícil hoje em dia seria converter um ir tuya pra tasmota pq tem q trocar o chip. Mas usar broadlink ou algum ir que já venha com esp é bem tranquilo. Só a parte de ar condicionado que é complexa mas não difícil.

Mas de qualquer maneira eu recomendaria esperar só um pouco mesmo, porque quando chegar os meus ir da athom eu pretendo fazer um review e acho q vale a pena esperar isso.

Tenta colocar integração sonoff lan do hacs. A maioria dos dispositivos deve funcionar. Ai você não fica dependente da cloud da ewelink e ainda seus dispositivos respondem bem mais rápido.

Quais dispositivos sonoff você tem ? Alguns sonoff são bem fáceis de trocar o firmware, e eu acredito que vale muito a pena fazer isso.
Você se livra de vez 100% da cloud de fabricante, evita problemas com updates, e perde risco do fabricante cortar suporte de um device do nada.

Além disso qual seu hub zigbee? como eu já tinha mencionado ideal é usar algo que integre com zha ou z2m. As vantagens são inúmeras, funciona localmente, pode usar dispositivos zigbee de qualquer fabricante…
Pergunto porque tinha um hub zigbee sonoff que era com esp ai da pra colocar tasmota e integrar zha ou z2m

Quais seus dispositivos tuya?
A maioria dos dispositivos Wi-Fi tuya deveria aparecer no ha (com a integração oficial). Zigbee é um pouco mais restrito mas até onde saiba aparece também, só que ideal seria integrar como falei anteriormente. Mas a integração oficial tuya também é cloud, usar tudo por cloud no ha meio que perde o sentido.
Tem a integração local tuya do hacs mas é chatinha de configurar e de verdade tuya Wi-Fi tudo que der eu com certeza jogaria outro firmware, sonoff ainda da pra conviver com firmware original mas tuya é muito ruim.

Atualizando…
Ontem estava já cansado e com sono, devo ter feito algo errado. Hoje pela manhã, refiz o tuto e consegui integrar alguns dispositivos, 2 tomadas e uma ceiling lampada.
Acho que era o que dava para integrar, pq sobrou só o hub Ir e o Hub zigbee.

A integração do sonoff foi pelo hacs, mas da tuya não consegui com o tuya v2, só consegui pela integração oficial la no configurações/integrações.

Obrigado pelo apoio de vocês, há dois dias atrás pensei em desistir, não estava compreendendo nada.
Mas tive mais paciência e fui lendo alguns post do forum que me fez começar a entender e ver melhor as coisas.

Agora vou tentar achar como integrar minhas 3 câmeras.

Gostaria de tirar uma dúvida.
Posso citar os links de onde aprendi a fazer as integrações? mesmo sendo de outros fóruns?

1 Like

O ir tuya pra coisas tipo tv voce pode integrar por cena tuya. Se no app tuya que voce estiver usando (pelo que entendi voce esta no smart life) voce criar uma cena tipo ligar tv, essas cenas vao aparecer no HA. So nao da pra integrar ir tuya por LAN.

O hub zigbee tambem como disse alguns da pra converter para tasmota.

É que se eu não me engano a tuya abandonou o v2 e fizeram algumas mudanças na oficial mas nada demais. Posso estar equivocado porque faz um tempo que nao uso tuya mas que eu me lembre foi algo assim.

Se me permite uma sugestão de próximo passos, primeiro configure acesso externo e depois comece a tentar migrar os devices de integrações cloud pra locais.

Normal, começo é meio confuso é muito conceito novo de uma vez, mas fica tranquilo que todo mundo aqui passou por isso já. Home assistant é um hobby que exige uma certo esforço e dedicação continua mas não desiste que vale a pena é uma ferramenta muito versátil.

Pode sim!

1 Like