Ajuda para escolha de mini Pc. Aprendiz no HA

Bom dia.
Possuo uma casa onde uns 50% utilizam interruptores e tomadas inteligentes de diversas marcas.
Gostaria de obter a principio um mini pc para ser o meu servidor do HA.
Em pesquisa achei esse aqui: Mini PC Beelink EQR6 AMD Ryzen 7 3.2GHz / Memória 32GB / SSD 1TB / Windows 11, onde o valor está em R$ 2.300,00, fora o frete e a taxa de serviço, onde acredito que seria uns R$ 250,00 a 300,00 reais.
Como sou novato, não entendo nada praticamente.
Poderiam, por favor me orientar?
Também tenho na minha residencia um NAS Storage da Asustor, modelo AS5402, onde possuo dois HDs de 8 Tera em Raid 1.
Seria possivel a instalação do HA nesse Storage?
Funcionaria bem?
Ou seria melhor e mais pratico o Mini Pc acima.
Toda e qualquer orientação, critica, sugestão, etc, será muito bem vinda.

1 curtida

Acho isso muito só pro HA, o consumo de energia deve ser grande. Tem gente que usa Rasp 4 com 4gb de ram e cartão SD de 64 gb pq o consumo é baixo

Boa tarde, vai depender do que voce quer rodar,
voce ppoderia usar um raspberry pi 4 , mas tem praticamente o mesmo custo de um bom miniPC, eu ja rodei em raspberry e acabei mudando para um mini pc ![Mini Pc Lenovo Thinkcentre M910 I5 7° Ger. 32gb 1tb Win 11|44x44 que tem me atendido muito bem

Entendi.
Pelo que pude observar em poucas pesquisas um Rasp 4, estaria em média, 50% do valor desse computador.
Tem outras configurações onde o valor sairia pelo mesmos do Rasp 4.
Como não entendo do assunto, estou pesquisando as possibildades para efetuar a aquisição.
Muito obrigado pela vossa orientação.

Esse é um dos meus receios.
Adquirir um equipamento e com o tempo me empolgar e o equipamento que tenho ficar abaixo das necessidades.