Ajuda para escolha de mini Pc. Aprendiz no HA

Bom dia.
Possuo uma casa onde uns 50% utilizam interruptores e tomadas inteligentes de diversas marcas.
Gostaria de obter a principio um mini pc para ser o meu servidor do HA.
Em pesquisa achei esse aqui: Mini PC Beelink EQR6 AMD Ryzen 7 3.2GHz / Memória 32GB / SSD 1TB / Windows 11, onde o valor está em R$ 2.300,00, fora o frete e a taxa de serviço, onde acredito que seria uns R$ 250,00 a 300,00 reais.
Como sou novato, não entendo nada praticamente.
Poderiam, por favor me orientar?
Também tenho na minha residencia um NAS Storage da Asustor, modelo AS5402, onde possuo dois HDs de 8 Tera em Raid 1.
Seria possivel a instalação do HA nesse Storage?
Funcionaria bem?
Ou seria melhor e mais pratico o Mini Pc acima.
Toda e qualquer orientação, critica, sugestão, etc, será muito bem vinda.

1 curtida

Acho isso muito só pro HA, o consumo de energia deve ser grande. Tem gente que usa Rasp 4 com 4gb de ram e cartão SD de 64 gb pq o consumo é baixo

Boa tarde, vai depender do que voce quer rodar,
voce ppoderia usar um raspberry pi 4 , mas tem praticamente o mesmo custo de um bom miniPC, eu ja rodei em raspberry e acabei mudando para um mini pc ![Mini Pc Lenovo Thinkcentre M910 I5 7° Ger. 32gb 1tb Win 11|44x44 que tem me atendido muito bem

Entendi.
Pelo que pude observar em poucas pesquisas um Rasp 4, estaria em média, 50% do valor desse computador.
Tem outras configurações onde o valor sairia pelo mesmos do Rasp 4.
Como não entendo do assunto, estou pesquisando as possibildades para efetuar a aquisição.
Muito obrigado pela vossa orientação.

Esse é um dos meus receios.
Adquirir um equipamento e com o tempo me empolgar e o equipamento que tenho ficar abaixo das necessidades.

eu estou usando o Minipc porque acabei instalando o proxmox para aproveitar melhor a maquina ,ai virtualizei o HomeAssistant e tambem uma instancia do asterisk , e o frigate ,desta forma consegui aproveitar bem , na minha instalação tenho 9 cameras 70 dispositivos zigbee e mais uns 70 dispositivos tasmota wifi e toda a parte de telefonia IP integrada ao home assistant , tudo funcionano muito bem

Então, baseado no vossa experiência, acredito que eu esteja no caminho certo. Pois o meu primeiro contato com equipamentos de automação foi com uma simples wifi que ganhei de um grande amigo, que eu usava para ligar uma panela elétrica a distancia.
Dessa época, praticamente uns 80 a 90% da minha casa tem automação, nas tomadas e etc.

Olá,
Como os outros já mencionaram esse mini pc que você mencionou da para o HA e sobra. Existem mini PCs a partir de uns 500 reais que já atendem. Mas eu diria se o custo não é um problema para você compre o mini pc melhor sempre bom ter poder computacional sobrando, o HA muitas vezes é uma porta de entrada para um mundo de vários outro softwares de home lab que podem te interessar no futuro.

Sobre o pi, o pi em si é mais barato mas quando você coloca um ssd e cooler junto (usar HA no sd card costuma dar problema) aí fica caro, um mini pc de custo equivalente teria desempenhos algumas vezes superior.

Eu também não me preocuparia muito com consumo de energia, os cpus modernos são muito eficientes e o consumo deles escala bem de acordo com uso. Se você não estiver demandando muito do cpu ele não vai consumir muito. E se você estiver demandando, bom nesse caso você precisava de um cpu mais forte mesmo. Ainda mais no caso do beelink que usa cpu de laptop, é extremamente eficiente.

Quanto ao NAS em teoria não tem nada que impeça instalar no nas em termos de hardware mas vai depender do sistema operacional, se for sistema da própria fabricante do nas podem haver limitações.

Por fim a única dica que deixo é considerar mini PCs de maior qualidade (principalmente Dell optiplex e Lenovo ThinkCentre)

Não que beelink seja ruim mas essas outras marcas tem hardware mais robusto boldos para clientes comercias.

Eu uso um Lenovo m75q com ryzen 5650 pro (cpu de desktop) comprei usado no ML por 2000 reais tem me atendido muito bem.

Estou usando um raspberry pi4 com 8gb de ram e funciona bem demais.

Também estou com um Pi4 porém com 4Gb e não tenho nada do que reclamar. As vezes fico monitorando o uso do processador, raramente passa de 15% e a memória fica em 30%.
Somente troquei o cartão SD por um SSD WD Green com adaptador USB. O acesso ficou bem mais rápido e parou de dar os erros que dava no SD.

tambem ja rodei em um rasp, depende muito do que esta usando , no meu caso com varias cameras usando o frigate e telefonia IP o rasp não aguentou faltava memoria e processamento , ai migrei para o Mini PC

Olá, estou iniciando hoje essa aventura pelo HA. Depois de pesquisar e comparar várias opções, optei pelo Mini Pc Kamrui Gk3 Plus 256gb 8gb Intel 12th N97, minha escolha foi devido as configurações deste equipamento, incluindo o SSD M.2 de 256GB. Pelas configurações ele promete ser um equipamento que posso estender ao longo do tempo. Espero que possa aproveitar ele nessa jornada.

1 curtida

Hoje chegou o Mini Pc Kamrui Gk3 Plus 256gb 8gb Intel 12th N97. Acabei de instalar o HA seguindo o tutorial indicado para Generic x86-64 (Install Home Assistant Operating System) foi bem tranquilo e sem problemas. Já está rodando e agora estou começando a conhecer.

Meu objetivo inicial é conectar as câmeras Intelbras e começar a identificar meus dispositivos wi-fi. tenho alguns dispositivos que ainda vão chegar:

1. Sonoff SNZB-04P sonoff zigbee sensor de porta snzb 04p;
  2. Sonoff zbminir2 extrema sonoff zigbee switch sonoff zbmini r2;
  3. Sonoff SNZB-02P zigbee sensor de temperatura e umidade casa inteligente;
  4. Sonoff zigbee 3.0 usb dongle plus zbdongle-e sem fio zigbee gateway interface usb captura efr32mg21;
  5. Adaptador TNCE Tuya Brasil Plug 16/20A, tomada WIFI ou zigbee 3.0 com monitor de energia, controle de tomada inteligente;

Boa tarde amigo @mandrado , se precisar de algumas dicas com HA / Nodered / Esphome / Tasmota / N8N / Proxmox e afins, conte comigo, estou há 6 anos no ramo. Abs (Edu - IESA).

Bom dia ercb200.
Gostaria de saber se também posso estar recebendo vossas dicas e orientações, pois também adquiri um mini pc da marca Macrovip, modelo K1 com 16Gb de memoria, 1 Tera de SSD, onde veio instalado o Windows11.
Sei que o mini está acima de todas as necessidades do HA, mas como as tecnologias avançam a passos largos, optei por esse equipamento.
Caso seja possível ser abençoado com suas experiências, gostaria de primeiramente obter qual seria a melhor forma de instalação do sistemas HA, nesse mini e como proceder.
De inicio irei usar uma tela de computador para a instalação do dito sistema.
Mas também gostaria de dicas de qual tela adquirir.
Informo ainda que já utilizo alguns equipamentos da sonoff, nova digital e outras marcas, para controle de iluminação e controle de cortinas de rolo, além poucos disjuntores inteligentes.
Também tenho duas telas de Alexa, sendo um delas o modelo de 10" e outra de 15", além de uma outra de 8".
Um complemento, sistema de dvr da Hikvision com 16 câmeras, além de sistema de alarme também da Hikvision.

Enfim, consigo obter vossas orientações?

E caso não seja possível, a amizade será sempre preservada da mesma forma.
Abraços fraternos .'.

Boa noite @J.Marcos
Para um minipc, sugiro instalar o Proxmox e o HA em uma VM do Proxmox.
Ademais, posso ir te dando dicas conforme sua evolução no projeto.

Bom dia, @ercb200.

Vi sua postagem acima.

No meu caso, estou usando um notebook que estava parado aqui em casa. Optei pelo note porque além de ter monitor, teclado, mouse etc., tem bateria e com isso “ganho” uma espécie de bobreak, hehehe.

Também pretendo configurar câmeras e dispositivos ZigBee no HA.

Já instalei o HA e consegui importar os dispositivos a partir do que já tenho online no Smart Life.

Minha dúvida no momento é se você também poderia me ajudar. Podemos conversar?