Ajuda para criar firmware TUYA no ESP32 para simular botões via GPIOs controlando 4N25

Olá pessoal,

Sei que este fórum é dedicado ao Home Assistant, e muitos aqui têm ampla experiência com IoT e ESPHome. Estou trabalhando em um projeto onde desejo utilizar um ESP32 para simular o acionamento de botões em um eletrodoméstico antigo (uma máquina de lavar louças). A ideia é usar os GPIOs do ESP32 conectados a optoacopladores 4N25, que estarão ligados em paralelo aos botões (microswitches) existentes na placa do eletrodoméstico. Ao ativar o GPIO, o 4N25 simula o pressionamento do botão por 500ms.

Validei essa proposta aqui em casa utilizando os mesmos hardwares, porém com ESPHome, para controlar minha máquina de lavar louças antiga. Soldei os pinos diretamente na placa do eletrodoméstico e consegui controlar as funções principais via Home Assistant.

Agora, meu objetivo é integrar esse sistema à plataforma Tuya, permitindo que eu controle os botões remotamente através do aplicativo Tuya Smart, transformando o aparelho em um dispositivo inteligente.

Estou buscando ajuda para:

• Desenvolver um firmware que controle os GPIOs do ESP32 para acionar os optoacopladores 4N25, mantendo-os ativos por 500ms antes de desativá-los.
  • Integrar o ESP32 com a plataforma Tuya, permitindo o envio de comandos via aplicativo Tuya Smart.
  • Configurar os Data Points (DPs) necessários para cada botão que desejo controlar (atualmente, são cinco botões diferentes).

Entendo que o Home Assistant não é focado especificamente na Tuya, mas acredito que a comunidade aqui possa me ajudar ou sugerir alternativas para alcançar esse objetivo.

Estou usando os seguintes projetos como referência:

1. Como fazer um projeto de casa inteligente com a plataforma Tuya IoT
  2. Tuya IoT com ESP8266 e Arduino
  3. Controlando dispositivo doméstico (DVD) via Tuya Link SDK e ESP32

Alguém poderia me ajudar com dicas, exemplos de código ou orientações sobre como desenvolver esse firmware?

Obrigado!

O objetivo do projeto é para uso comercial ou pessoal?

Nunca vi nada parecido aqui no fórum ou no fórum internacional.
Se o objetivo é apenas ter controle externo vc pode usar o próprio HA ou até mesmo abrir uma porta direto para o web server do esphome caso não use o HA, só teria que verificar algumas questões de segurança.

Caso queira seguir com a plataforma Tuya, o melhor seria seguir a risca o tutorial que vc achou e depois modificar para o seu uso.