Ajuda para configurar o SONOFF Zigbee 3.0 USB Dongle Plus

Ele fica dentro do word

Estou com o mesmo problema. Já assisti o vídeo do Patrik, mas não funciona. Observei que o Flash Programmer 2 identifica o dongle da mesma forma que no print do amigo PCCO. Ainda não consegui ativar o Zigbee2MQTT.

O arquivo PDF do vídeo não esta mais disponível e não encontrei nenhum substituto.

https://sonoff.tech/wp-content/uploads/2021/09/Zigbee-3.0-USB-dongle-plus-firmware-flashing-1-1.docx

Supported Adapters | Zigbee2MQTT

1 curtida

Como disse no comentário anterior, eu tive um problema no Programer porque no nome do caminho do arquivo .hex estava muito longo e não conseguia ler. Não sei o motivo. Quando coloquei o arquivo no C:/temp, funcionou. tenta aí

Olá, meu nome é Rafael

Comprei o Sonoff Dongle-E para integrações de zigbee. Todos os vídeos que assisti falam sobre como integrar o zigbee2mqtt apenas no dongle -P. Alguém pode me ajudar passo a passo como configurar o zigbee2mqtt no atual assistente doméstico usando o sonoff dongle-e.
A - EU PRECISO DE UMA NOVA INSTALAÇÃO NO DONGLE-E?
B - COMO FAÇO O PROCESSO DE INSTALAÇÃO, O QUE PRECISO?
C - COMO CONFIGURO ZIGB2MQTT?

Neste canal, você talvez encontre a informação que procura.

Aqui vc tem a documentação oficial.

Mas de modo geral, a instalação é configuração do zigbee2mqt é igual. Só identificar a porta USB nos ajustes do z2m. Se o dongle já estiver com firmware, basta isso.

Boa noite!

Eu assisti esse vídeo e tentei fazer igual. Porem nao conseguir deixar o Dongle-E em modo de boot. mesmo apertando o boot em seguda conectar na porta e depois apertar reset por 5segundos e soltar nao funciona. O programa SecureCRT da erro.

Obrigado colega. eu resolvi da seguinte maneira , acho que nen todos vão poder fazer isso, eu comprei o dongle E Plus para ser repetidor, e depois de tantas idas e vinda decidi frandorma o meu primeiro dongle em repetidos e fiuncionou na priera tentativa.
para quem tem os 2 essa é uma saida desta situação.
abraços

Aqui estou com um problema parecido. Usei um notebook velhinho como teste (e acabou virando definitivo…rs), ele tem Win7 rodando o HA no VirtualBox.

Todo santo dia o Zigbee2Mqtt está parando. Ai eu tenho que acessar a VM, desabilitar a USB, habilitar de novo e então subir o Z2M.

Alguém já passou por isso?

Pode ser que o Windows esteja colocando alguns dispositivos em modo de economia e acaba desligando o USB.

Além da dica do @jonasrodrigues, vc pode verificar a versão do VirtualBox.
Eu uso vm para testes e não tenho problema.
Um tempo atrás um usuário estava com problemas parecidos,
mas na rede.
Aparentemente a atualização do VirtualBox resolveu

1 curtida

Bom dia! Vc já pensou usar este note com linux e esquecer o VirtualBox? Coloquei meu HA em um note velho com linux e já tem mais de 2 anos e nunca tive problema.

Ou só simplismente instalar o HA direto no note.

Esse Dongle é bom? Vi que o chip é outro, já vem com bluetooth. Será que vale a pena já comprar essa versão nova?

Comprei o dongle plus pelo aliexpress e também dava esse o erro “Error while starting zigbee-herdsman”

Resolvi da seguinte maneira:

Venho compartilhar uma documentação bem interessante sobre a evolução do chipset do dongle V2 (E) da sonoff. A possibilidade de utilizá-lo para ter duas malhas de protocolos diferentes parece ser bem interessante.

Mesmo que não tenhamos muitos dispositivos Thread no momento, para quem está iniciando na automação residencial, recomento analisar por esse aspecto na hora de decidir qual dongle comprar.

Boa leitura.

Pessoal, tenho um MacBook Pro rodando VM e o HA nele. Chegou hoje o dongle sosnoff, plugo ele no Mac e é reconhecido. Porém quando tento instalar o ZHA ele pede o caminho e não,estou sabemdo passar desse ponto. Qual caminho?

Primeiro você precisa compartilhar a porta USB para a máquina virtual. Reiniciando a VM o USB deve ser reconhecido pelo Zha. Você faz isso na configuração da VM

Atualizando e RESOLVIDO.

Vamos lá, como o modelo que comprei é o mais novo, ele veio com um chip atualizado e tive que fazer o download de um drive específico (CH9102) que baixei direto do site : https://www.wch-ic.com/downloads/CH343SER_EXE.html

Enfim, daí fiz os procedimentos normais, filtro do SONOFF na VM e liguei na usb e o ZHA identificou automaticamente sem precisar fazer mais nada.