Ajuda para automação de portão com placa mastertec

Olá pessoal, preciso de ajuda para automatizar um portão com motor antigo da marca Movimento, este possui placa Mastertec QRM-ST7B. Quero usar um relé Shelly 1 (pode ser alimentado em 110-230V AC ou 12-60V DC, controle local com esphome) em conjunto com um sensor de abertura com fio, conforme mostrado neste tutorial: Make Your Garage Door Opener Smart: Shelly 1, ESPHome and Home Assistant | Simply Explained
Não entendo muito de eletrônica e preciso de ajuda para saber se é possível alimentar o shelly 1 pela placa mastertec, e como devo conectar o relé na minha placa.



Este é o diagrama de conexão de acordo com o tutorial:

Como devo fazer a conexão?

Faz a alimentação ligando em paralelo com o motor.

  • L Fase
  • N Neutro
  • 1 Fio amarelo vc liga no Comum e o outro amarelo no BOT

A ligação é exatamente como nosso amigo @Walber descreveu.

E é exatamente assim que eu uso no meu portão de casa. Com a diferença que eu não troquei o firmware da Shelly por ESPHome.

Gosto muito do ESPHome, mais gosto ainda mais Shelly. Tanto que minha casa é 90% Shelly e 10% ESPHome.

E com os firmwares novos da Shelly vc pode destacer o SW e usar ele como um sensor de portão (como está o meu por exemplo).

Obrigado pelas respostas, pelo que entendi se eu alimentar com fase de placa estou alimentando a shelly com 220v, correto? Nesse caso @Adessotti , como você conectou o sensor? O diagrama do tutorial está considerando o uso de DC, você conecta seu shelly com DC?

Você vai alimentar ele com 220v
E seguir a ligação como no desenho.

A unica diferença é que agora vc tambem vai estar alimentando o sensor com corrente alternada.
Então aconselho vc a comprar um sensor de melhor qualidade, mais parrudo. Como esse aqui que eu uso em casa.


Pode procurar como sensor para porta de aço.

Mas amigo, não há risco de eletrificar o portão ligando o sensor em 220v? Parece perigoso para mim. No meu caso, o sensor ficaria exposto ao clima
Minha conexão com a placa ficaria assim


Isso está correto?

Por isso um sensor de melhor qualidade.
E com relação a ligação do 220v, o ideal é medir com um multímetro ou outro semelhante para ter certeza da ligação.