Ajuda Iniciante

Olá!
Estou iniciando agora no mundo do Home Assistant e fico impressionado com a quantidade de coisas que o OS pode fazer.
O problema é que não sou programador e fico meio perdido com a quantidade de coisas e informações disponíveis e a linguagem de quem já está acostumado a mexer no programa não é a mais fácil de entender :slight_smile: :slight_smile:
Uso o smartlife a um ano já e sinto que o homeassistant me daria muito mais liberdade e possibilidade de automações.
Instalei então o HA em um raspberry pi 3 b+ com um pen drive de 16 giga. Sei que não é o ideal, mas pretendo melhorar assim que possível o setup.
Assisti alguns vídeos no YouTube a respeito de integração com tuya e zigbee2mqtt e não consegui entender direito a diferença.
Atualmente consegui ir no site da tuya, criar o projeto e adicionar meus dispositivos no HA. O problema é que várias funções deles não foram importadas. Por exemplo: tenho 3 interruptores de ventiladores aqui em casa e ele não importou potência e nem a lâmpada do ventilador. Ele apenas liga e desliga o ventilador na potência que está. Acredito que a integração pelo site da tuya tenha algumas limitações, certo?

Na realidade mesmo, estou na dúvida de por onde começar a organizar as coisas e como ir comprando os aparelhos e módulos necessários. Eu teria que trocar os aparelhos que funcionam no smartlife ou teria como integrar ao homeassistant? Alguém teria algum tutorial para me ajudar? Por onde devo começar?

Comecei assim também = :blush: e ainda sou novo mas estou na caminhada… Vou tentar te ajudar.

Tuya puro - O que acontece eh que as automações são processadas nos servidores da Tuya, então se voce ficar sem internet ou se os servidores da Tuya derem algum problema seus dispositivos meio que perdem o sentido. Logo mais cito o exemplo que ocorreu comigo.

Home Assistant com integração Tuya - Aqui jah melhora pois quando voce cria as automações no Home Assistant elas sao processadas na sua casa mas para enviar o comando para o dispositivo o Home Assistant enviara para o servidor Tuya que então enviara o comando para o dispositivo na sua casa, se não houver internet nada feito.

Home Assistant com integração Local Tuya - Aqui os dispositivos passam a funcionar de forma local, o Home Assistant enviara comandos diretamente para os dispositivos da sua casa, mas mesmo assim os dispositivos continuam enviando dados para os servidores da Tuya.

Home Assistant com zigbee2mqtt - Ai acabou os dispositivos funcionam somente local, sem internet e não enviam dados para servidor algum a não ser o seu Home Assistant.

Nunca utilizei esses interruptores mas posso usar como exemplo as fechaduras inteligentes que pela integração Tuya aparecem como “pannel” e não me permite controlar nada. Provavelmente o dispositivo não eh 100% compatível através da integração. Para o seu caso do ventilador acredito que voce consegue achar um completamente compativel com o Home Assistant zigbee2mqtt olha aqui.

Vou te dar o exemplo do que aconteceu comigo, coloquei todos os interruptores WiFi na minha casa usando o aplicativo Tuya, de um dia para o outro tudo parou de funcionar, automações, three way paralelo, ate os nomes dos interruptores mudaram sozinhos, provavelmente algum problema no servidor Tuya, descobri o Home Assistant e instalei o Local Tuya melhorou mas os dispositivos ficavam caindo e não eram confiáveis (aqui melhorei minha rede, comprei roteador de marca confiável e ateh considerado empresarial, nada resolveu, ao menos fiquei com uma rede muito boa em casa)… Dai descobri o Zigbee2MQTT e comecei a substituir os dispositivos e nos 3 primeiro meses (94 dispositivos) tudo funcionou perfeitamente, nessa semana algo ocorreu a rede zigbee esta um pouco instavel mas troquei o canal e estou testando… Falei isso tudo para responder sua pergunta, se estiver usando WiFi seria legal ir migrando devagarinho para zigbee usando o zigbee2mqtt (sonoff dongle P ou E), como disse sou novo mas aparentemente eh o caminho que a maior parte do pessoal segue.

No meu caso assisti muitos videos no YouTube, na maior parte das vezes a informação que eu procurava era encontrada em um video gringo… No HA as coisas mudam muito rápido, se for pesquisar algo procure os mais recentes…

Depende do protocolo de comunicação do dispositivo.
Se for Wi-Fi, vai depender de alguma dessas integrações que rodolfo comentou (puro, tuya nativa, local tuya)
Se for Zigbee, vai depender de Z2M ou ZHA (tem outros, mas eu acho que não convém comentar).

Não tenho dispositivos tuya Wi-Fi, apenas zigbee, e uso ZHA neles.

Acompanho a sugestão do Rodolfo em migrar pro zigbee quando possível.

Como HA realmente é um mundo, sugiro começar por onde mais lhe agrega valor. Por exemplo, se tem um dispositivo X que lhe faz muita falta quando ele não está funcionando, comece por ele.

Não conheço um tutorial por onde começar, até tinha, mas foi excluído.
Você vai encontrar VÁRIOS tutoriais dependendo do problema que estiver enfrentando no momento.

Particularmente, tenho preferência pelo uso de integrações nativas e mantidas pelo próprio pessoal do HA.
Uso add-on só quando não existe alternativa nativa.
Por exemplo, tem muita gente que gosta de desenvolver as automações através do nodered, prefiro a integração nativa de automação. E se for buscar tutorial/vídeos, vai encontrar muito mais sobre nodered do que da integração nativa.

1 curtida

Obrigado pelo feedback, pessoal.
O caminho então é o zigbee2mqtt mesmo.
A grande maioria dos meus dispositivos aqui de casa já são zigbee e a rede é bem montada (utilizo roteadores eero da amazon, todos cabeados no cat6).
Tenho que usar aquela peça da sonoff pra montar o zigbee2mqtt ou consigo com o roteador zigbee da zemismart?

Estes são os coordenadores suportados pelo zigbee2mqtt. O mais utilizado atualmente (ao menos ao meu ver) é o SONOFF Dongle P.

Se você for possuir mais de 60~70 dispositivos vale a pena você ter duas redes zigbee para evitar instabilidades… Atualmente estou enfrentando essa instabilidade e outro membro do fórum acabou de passar por ela…

Eu recomendaria o Dongle-E pq tem + memória e com isso vc pode usar firmware multiprotocolo pra usar zigbee e thread junto!

Ainda não tenho essa quantidade de dispositivos, mas pra tendo ter.
Seria colocar dois dongle no mesmo raspberry ou dois raspberry?

Os 2 dongles podem ficar no mesmo rpi.
Só tem que ser configurados para canais diferentes.

1 curtida

Meu dongle E chegou e já está funcionando. Obrigado pela força, pessoal!

Tentei seguir esse passo a passo vídeo do Patrick pra já preparar o dongle pra rodar Matter Thread e não foi. Dava erro ao rodar o Silicon Labs Multiprotocol. Me contentei com o zigbee mesmo pq é o que tenho kkk
Numa proxima atualização eu tento fazer essa parada de novo

2 curtidas