Ajuda Iniciante

Olá!
Estou iniciando agora no mundo do Home Assistant e fico impressionado com a quantidade de coisas que o OS pode fazer.
O problema é que não sou programador e fico meio perdido com a quantidade de coisas e informações disponíveis e a linguagem de quem já está acostumado a mexer no programa não é a mais fácil de entender :slight_smile: :slight_smile:
Uso o smartlife a um ano já e sinto que o homeassistant me daria muito mais liberdade e possibilidade de automações.
Instalei então o HA em um raspberry pi 3 b+ com um pen drive de 16 giga. Sei que não é o ideal, mas pretendo melhorar assim que possível o setup.
Assisti alguns vídeos no YouTube a respeito de integração com tuya e zigbee2mqtt e não consegui entender direito a diferença.
Atualmente consegui ir no site da tuya, criar o projeto e adicionar meus dispositivos no HA. O problema é que várias funções deles não foram importadas. Por exemplo: tenho 3 interruptores de ventiladores aqui em casa e ele não importou potência e nem a lâmpada do ventilador. Ele apenas liga e desliga o ventilador na potência que está. Acredito que a integração pelo site da tuya tenha algumas limitações, certo?

Na realidade mesmo, estou na dúvida de por onde começar a organizar as coisas e como ir comprando os aparelhos e módulos necessários. Eu teria que trocar os aparelhos que funcionam no smartlife ou teria como integrar ao homeassistant? Alguém teria algum tutorial para me ajudar? Por onde devo começar?

Comecei assim também = :blush: e ainda sou novo mas estou na caminhada… Vou tentar te ajudar.

Tuya puro - O que acontece eh que as automações são processadas nos servidores da Tuya, então se voce ficar sem internet ou se os servidores da Tuya derem algum problema seus dispositivos meio que perdem o sentido. Logo mais cito o exemplo que ocorreu comigo.