Ajuda emisor de infrared

boa noite pessoal , estou testando uma esp32 para emisor de ir , gostaria de saber se alguém já teve trabalhou com ela , eu uso esse código abaixo , mas gostaria de enviar outros código em outras saídas , mas não estou conseguindo, alguém poderia me auxiliar?

  friendly_name: Rodrigo

esp32:
  board: esp32dev
  framework:
    type: arduino

# Enable logging
logger:

# Enable Home Assistant API
api:
  encryption:
    key: "C+rlaZ9L2DejugZhodnOjbM9fzvFV10nx4LScoUsYUo="

ota:
  password: "000b3d1405a7f9f7ce7cde9801c558d8"

wifi:
  ssid: !secret wifi_ssid
  password: !secret wifi_password

  # Enable fallback hotspot (captive portal) in case wifi connection fails
  ap:
    ssid: "Rodrigo Fallback Hotspot"
    password: "Dhn4L4D2SMTS"

captive_portal:

remote_transmitter:
  pin: GPIO15
  carrier_duty_percent: 50%

# Individual switches
switch:
  - platform: template
    name: "Panasonic TV Off"
    turn_on_action:
      remote_transmitter.transmit_lg:
        data: 0x20DF40BF # power on/off
        nbits: 32

remote_receiver:
          pin:
            number: GPIO12
            inverted: true
            mode:
              input: true
              pullup: true
          dump: all```

Acrescenta 3 crases (`) imediatamente antes de iniciar o código e mais 3 no final pra apresentar melhor formatado.
Em linhas separadas do conteúdo que pretende formatar.

1 curtida

Já usei. Recomendo usar Tasmota se estiver usando para controlar ar condicionado e talvez seja mais fácil de você enteder.

Tem um firmware específico para IR, baixa e instala na esp.

Depois disso, vai em configurações e depois configure template.

Escolha os IOs que estão os seus iRs. É possível usar múltiplas saídas, só trocar o número de cada uma para Irsend1 irsend2 etc.

Acima de tudo, verifique se o seu hardware está correto. Você está usando um transistor? Eu geralmente coloco o negativo do IR no transistor e o positivo no 3v3v ou 5V.

É necessario coloca esse transistor? eu estou usando direito no GND e GPIO e pelo menos meu led estou conseguindo acionar normal. Porem meu ar condicionado nao consigo

Sim, precisa de um transistor.

sera q a falta do transistor pode ser um motivo e nao conseguir acionar o Ar Condicionado? pq como te falei acima, o infravermelho da minha fita de led, funciona normal

O transistor permite você passar mais corrente na led (porque a gpio tem limite muito pequeno de corrente) e portanto a led brilha mais forte. Entao sim pode ser falta de transistor fazendo com que led não brilhe o suficiente por ar detectar mas acho mais provável que esteja enviando um código inválido pro ar.

1 curtida

Tava lendo em alguns fórum. Parece que o Ar condicionado não funciona com comando RAW, pois o botão do ar recebe uma string de comando

Qual o modelo do ar? O tasmota ir usa a biblioteca do IRremoteESP8266 que já possui muitos códigos decodificados. Vc pode mandar via irhvac

Coloquei o transistor e continuou não funcionando :frowning: será q pode ser o modelo do meu ar condicionado? Meu celular não aciona ele. E já outros aciona normal. O controle que conseguir acionar ele é GREE YX1F

Vamos la, essa uma situação não tão simples de explicar.
Antes de qualquer coisa acho importante esclarecer como o controle de ar funciona.
Basicamente ele pega todas variavies do estado do controle (Modo,temperatura, velocidade da ventoinha…) e junta todas essas informações numa sequencia de bytes (Por tanto você tem um codigo para cada possível estado do ar condicinado não um para cada botao como outros dispostivios) Depois o controle adiciona bits de verificação no fim da menssagem para o ar saber se o comando recebido é valido. Por fim essa sequencia de bytes é convertida para uma sequencia de piscadas de uma LED IR usando algum protocolo IR como, por exemplo protocolo NEC.

Entre diferentes modelos de ar condicionado o jeito que voce constroi a sequencia de bytes muda, o jeito que voce faz bits de verificação muda e o protocolo muda. Então, sim, pode ser seu modelo de ar condicionado mas isso não quer dizer que seu ar não possa ser integrado, pelo contrario qualquer dispositivo ir pode ser integrado.

Existem dois jeito de integrar um dispositivo IR baseado em estado como um ar. O primeiro jeito é descobrir (geralmente atraves de engenharia reversa) aquelas tres informacoes, como construir sequencia de bytes, como adicionar verificação e como converter isso pra timing da led. Com essas 3 informações é possivel criar um programa que constroi do zero os comandos assim como faz o controle.

A segunda maneira é meio que “força bruta”, utilizando comando raw. O comando raw nada mais é do que um jeito de representar cada piscada da led, ele geralmente é uma sequencia de numeros onde o primeiro representa quanto tempo a led fica ligada, o segundo numero quanto tempo apagada, o terceiro, tempo ligada de novo e assim por diante. Ou seja se você gravar todos possiveis codigos raw do ar condicionado é possivel integrar mesmo sem saber gerar esses códigos. Dessa maneira qualquer ar pode ser integrado. O unico problema é que um ar condicionado tem muitos códigos. Por exemplo, se seu ar tem vai de 18 a 30 graus (12 opcoes de temperatura), e você so vai usar no modo resfriamento e com velocidade de ventoinha automatica. São 12 codigos pra gravar. Mas digamos que você quer controlar velocidade da ventoinha e ela tem 5 velocidades : Auto, baixo, medio, forte,Turbo. Agora ja sao 12x5= 60 codigos. Se quiser Resfroamento e Aquecimento ja viram 12x5x2=60. Se adicionar opcao de oscilar pa viram 120. Digamos que o ar tenha 5 modos : Auto , Heat, Cool , Dry, Fan e você queira todos ja vai pra 600. Adiciona um modo eco vai pra 1200, modo turbo 2400…
Meu ar de casa tem proximo de 2100 códigos se fosse clonar o controle inteiro por exemplo.

Por conta desse trabalho de clonar comando a comando é melhor usar o método 1 quando possível.

Como o prbtt mencionou, o tasmota usa uma biblioteca de codigo chamada IRremoteESP8266 que ja tem informação pra construir ja muitos protocolos de ar condicionado são raros os que não funcionam com essa lib. O esphome acredito que tambem usa mas por algum motivo ele não permite usar todos protocolos dela. O esphome tambem suporta usar uma biblioteca chamada Arduino-HeatpumpIR e na pagina do esphome esta listado que esta biblioteca suporta 3 protocolos da gree. Entao vale a pena testar diferentes protocolos da uma lida no link abaixo pra configurar.

Se quiser pode testar outro protocolos tambem as vezes duas fabricantes usam mesmo protocolo entao as vezes escolher protocolo de outra mar funciona.

Se nao funcionar com Arduino-HeatpumpIR eu tentaria com tasmota em vez de esphome. O tasmota tem uma funcionalidade que le um comando do controle e te fala exatamente qual protocolo é para voce poder configurar de uma vez sem ter que ficar testando. Tutorial de como fazer isso nesse link:

Por fim se nenhum dos dois der certo unico jeito é clonar o controle (ou uma parte dele)
para isso recomendo integração do hacs smartIR

Ela permite voce criar um arquivo com uma tabela dos codigos clonados e ja integra isso com uma entidade climate no HA. O smartIR até tem suporte a esphome mas criar o arquivo para esphome vai dar muito trabalho tem que fazer na mao codigo por codigo. Se for precisar clonar eu recomendaria compar hub IR broadlink que ai você pode usar uma ferramenta que eu desenvolvi pra clonar o controle muito mais rapido.