Ajuda em lógica de termômetro

Olá pessoal, podem me dar uma sugestão de qual melhor caminho para conseguir fazer o seguinte…

Tem um sensor NTC dentro de um cano, e quero pegar a temperatura da água que passa nele somente 30 segundos depois que eu ligar um swich relé de uma bomba de água, pois antes desse tempo o cano está vazio, a bomba fica ligada por 3 minutos cada vez, e cada vez ele atualizar o valor da temperatura de uma entidade ex temp_cano, poderia ser tbm a temperatura máxima deve guri dia 3min. Esse sensor está em um esp8266 no esphome, também estou usando node red mas tô bem no início, não entendo muito

Não entendi essa parte

O switch/relé está no mesmo esphome ou é outro dispositivo conectado no HA?

Fazendo tudo pelo esphome vc pode desabilitar a atualização do sensor e dar um id para ele:

sensor:
  - platform: ntc
    # ...
    id: sensor_ntc
    update_interval: never

No switch vc faz uma automação para quando ligar o switch esperar 30s e pegar a temperatura do sensor:

switch:
  - platform: gpio  # or any other platform
    # ...
    on_turn_on:
    - logger.log: "Switch Turned On!"
    - delay: 30s
    - component.update: sensor_ntc

Se o switch não estiver no mesmo dispositivo, vc pode puxar ele para o esphome e fazer a automação acima:

Muito obrigado pela sugestão, não conhecia os comandos que comentou, sou bem novo no home assistant, vou aplicar e retorno com resultado

Funcionou perfeito, muito obrigado pela sugestão