Ajuda com zigbee2mqtt CC2531 - Não consigo parear dispositivos

Alguém poderia me dar uma ajudar em relação ao pareamento de dispositivos zigbee usando o “hub” usb CC2531 em um RB4 e Home Assistant?
Segui os procedimentos:

  • Instalar Mosquito Broker
  • Instalar zigbee2mqtt
    Aparentemente está funcionando normal mas quando tento parear os dispositivos nada acontece. Nenhum sinal no log do zigbee2mqtt no Home Assistant… Esqueci de alguma coisa? A placa pode estar com problema? O firmware é de coordenador.

Estou tentando parear 3 sensores:

  • Sensor de presença SNZB-03
  • Sensor de porta SNZB-04
  • Sensor de presença 4 em 1 Fantem ZB003-X
    Segue imagens dos logs.

Já tentei também usando ZHA, parece funcionar normal mas no momento de realizar o pareamento é a mesma coisa, não encontra nada.

Os dispositivos estão com bateria.

Marcelo,

Tudo indica que seja o mesmo problema que tive recentemente.

Qual o canal que você escolheu na configuração do zigbee2mqtt?

Provavelmente o dispositivo que você está tentando parear não suporta o canal escolhido na configuração.

Um teste rápido é mudar o canal nas configurações para o 11 (somente para teste).

A configuração do zigbee2mqtt está no canal 11.
Já tentei com o canal 24, como vi no tutorial do Patrick mas também não funcionou.

Tenho dois roteadores wi-fi em casa, um está no canal 1 o outro está no canal 6 e o zigbee2mqtt está no 11.

Tem o link do equipamento que você está tentando configurar?

Comprei o “hub” CC2531 e alguns sensores recentemente. Ainda não consegui parear nada, então fico na dúvida se o CC2531 está realmente funcionando ou se os sensores estão funcionando.

Estou tentando parear 3 sensores:
* Sensor de presença SNZB-03
* Sensor de porta SNZB-04
* Sensor de presença 4 em 1 Fantem ZB003-X

Todos estão com bateria, retirei o isolamento que vem de fábrica, quando “clico” nos sensores para fazer o pareamento consigo ver o led piscando indicando que os sensores estão em modo pareamento mas no log do zigbee2mqtt no HA não aparece nada.

@marceloncosta estou com o mesmo problema, conseguiu solucionar?

os zbmini parearam sem problemas, agora quando tento os sensores de presença e de porta não vai, tudo sonoff tbm

Quantos dispositivos já estão pareados tem algum que é repetidor?

Foi instalado o firmware de router no dispositivo?

tenho 7 zbmini funcionando, todos são routers

Funcionou, tirei o CC2531 da usb e coloquei novamente, “desentupiu” rs

@gcmauricio, consegui sim. No meu caso eu havia ignorado uma recomendação de não plugar o hub diretamente na porta usb do raspberry… depois de muitas tentativas eu percebi que estava ignorando isto e então utilizei um cabo extensão usb e milagrosamente funcionou. :slight_smile:

1 curtida

@marceloncosta eu utilizo um notebook antigo, por hora esta conectado direto e está funcionando, vou observar e se começar a apresentar problemas eu providencio a extensão, foi só desconectar e conectar novamente na usb o CC2531 e tudo funcionou perfeitamente, interessante que os ZBMINI não tiveram problema para conectar. obrigado pelo retorno

Fala pessoal, tudo bem? Desde ontem estou com um problema estranho no meu zigbee2mqtt, ele simplesmente não abre mais a interface web de administração, tentei pelo celular e computador, já reiniciei o Home Assistant, os addons e nada, o estranho que tudo esta funcionando, ou seja, as automações estão fazendo o que deveriam e se aciono qualquer botão pelo lovelace, por exemplo, acender uma luz, também funciona, mas não consigo acessar a administração do zigbee2mqtt e adicionar um dispositivo hehe… Se alguém já passou por isso e puder ajudar, agradeço.

Abs,

Se foi após a atualização do mqtt, experimenta limpar o cache do seu navegador. Aconteceu isso comigo e assim resolveu…

Bom dia pessoal, tudo bem?

Mais uma vez estou com problemas no meu zigbee2mqtt, dessa vez estou com o erro:

502: Bad Gateway

Olhei o log pra ver se estava dando algum erro e tenho:

Zigbee2MQTT:error 2022-06-04 10:28:10: Error: Failed to connect to the adapter (Error: SRSP - SYS - ping after 6000ms)

  • at ZStackAdapter.start (/app/node_modules/zigbee-herdsman/src/adapter/z-stack/adapter/zStackAdapter.ts:102:27)*
  • at Controller.start (/app/node_modules/zigbee-herdsman/src/controller/controller.ts:123:29)*
  • at Zigbee.start (/app/lib/zigbee.ts:58:27)*
  • at Controller.start (/app/lib/controller.ts:101:27)*
  • at start (/app/index.js:109:5)*

Procurei o erro na página oficial dos caras e temos o seguinte:

  1. A porta do seu adaptador serial foi alterada. Verifique isso para descobrir a porta do seu adaptador.
  2. Se você estiver usando um CC2530 ou CC2531; é um problema comum que este adaptador falhe (devido ao seu hardware desatualizado). Atualizar o firmware deve corrigir o problema. Se isso acontecer, considere atualizar o firmware de roteamento de origemabrir em nova janelaou atualize para um adaptador mais poderoso .
  3. Seu adaptador requer parâmetros de configuração adicionais. Verifique a seção Adaptadores suportados para descobrir se seu adaptador requer parâmetros extras (por exemplo, ConBee II / RaspBee II)

Verifiquei a porta:

image

Então parece estar tudo OK.

A opção 2 sugerida por eles é a atualização do firmware do adaptador, estou usando o dongle da snoff e estava funcionando tudo certinho até ontem, será que preciso ir para essa alternativa? Alguém já passou por isso e tem alguma dica?

Abs,

Boa tarde pessoal, só para dar um desfecho a história, não consegui descer ou subir firmware e depois de muito batalhar fui para o risco e comprei outro sonoff, só foi colocar na USB que tudo voltou a funcionar.

Conclusão:

Ponto positivo: tudo voltou a funcionar, não perdi nada
Ponto negativo: não sei o que aconteceu com o antigo, ele é reconhecido mas faz nada, se acontecer com o novo não saberia resolver e meu dinheiro é finito não da pra ficar comprando um novo cada vez que aconteça hehe…

Abs,

O meu CC2531 também deu o mesmo problemas.
se acontecer com o novo não saberia resolver e meu dinheiro é finito não da pra ficar comprando um novo cada vez que aconteça hehehehehe…
estou com muito medo de acontecer denovo.
ai é fogo.
abçs.

Pois é @BobbyMonza pelo fato de vc ter dito que aconteceu contigo me deu mais medo ainda de ser algo crônico hehe… Se alguém mais passou por isso deixa registrado aqui para sabermos, até para buscarmos outras alternativas, caso seja necessário.

Abs,

verdade né.
porque custa caro é ainda demora quase 30 dias p chegar.
eu mesmo fiquei sem automação por quase 30 dias.
veja oque vou fazer. vou compra mais 1 de reserva. oque se torna caro porque ai vai ser
1 pifado 1 em uso é 1 de reserva.
somando tudo fica difícil né

Ocorreu exatamente o mesmo comigo! Os dispositivos tinham dificuldade para parear e depois ficavam offline. Foi colocar o cabo extensor e tudo funcionou perfeitamente!