Ajuda com History Stats

Boa tarde pessoal.

Já rodei bastante, tanto aqui quanto na internet, mas infelizmente não consegui encontrar uma solução viável para o que estou precisando.

Sei que podemos ter muitas infos usando o History Stats, mas como fazer para que seja mostrado o tempo real de uso e não apenas desde que foi implementado no HA? Exemplificando melhor…

Uma das minhas LG está com pouco mais de 7000h de uso e preciso/gostaria que fosse apresentado esse tempo real de uso e não apenas o que o HA consegue armazenar desde que comecei a utilizar o History Stats.

Minha primeira ideia seria usar a diferença entre o real (7kh) e o que o HA computou, mas não tenho ideia de como implementar isso de forma “racional”. Seria algo como fazer o History Stats já iniciar com 6550h (7000h real - 450h do HA) e somar o que o HA computa a partir dai.

Alguém saberia como me ajudar?

Desde já agradeço aos amigos

se a tv expõe o sensor de uso ( um sensor com q qtde de horas) vc pode usar ele junto com a soma do history e criar um template. Caso não tenha esse sensor de uso, vc cria o template que será o sensor do history + 6.550h

Então, eu consigo ver o total apenas pelos menus da tv e não pelo HA. No HA só tenho o quantitativo gerado pelo History Stats a partir do momento que comecei a utilizá-lo.

Em relação ao template, poderia me elucidar com algum código que pudesse ser utilizado? Confesso que nem sou bom e nem tenho tanto tempo quanto gostaria para me aprofundar no assunto.

Desde já agradeço pela ajuda e direcionamento

seria mais ou menos assim:
state: >
{% set tempo_tv = states(‘sensor.sala_tempo_mes’) | float(0) %}
{% if tempo_tv > 0 %}
{{ (tempo_tv + 6550) }}
{% else %}
{{ 6550 }}
{% endif %}

substitui o ‘sensor.sala_tempo_mes’ pelo seu history ( mantém as aspas)

Maciel, boa noite.

Cara, muito obrigado pela ajuda. Foi, realmente, de grande valia para meu problemas. Agora está tudo funcionando perfeitamente bem e com as infos de quantas horas todas as TV’s da casa passaram ligadas. Isso vai ajudar a controlar melhor os gastos familiares e monitorar quanto tempo as crianças estão passando em frente à TV.

Forte abraço.

1 curtida

Maciel, bom dia

Então cara, estava tudo funcionando perfeitamente bem até que… virou o mês e a contagem foi “zerada” e agora só aparece a info de 6550h.

Aí fiquei me questionando… como posso fazer isso não zerar todo mês?

Minha primeira ideia é gerar uma variável (tempo, por exemplo) que vai pegar o valor inicial (6550) e somar o valor do History Stats (ele sendo > 0), apresentando assim o valor real, mesmo que o log do HA zere todo mês. Mas como fazer isso?

Poderia ser feito no estilo contador, dentro do template ou teria que fazer por outro caminho?

Desde já agradeço qualquer ideia/ajuda

1 curtida

vc “setou” o ciclo mensal! por isso zerou!
altera pra anual! da uma lida na documentação também la no site do HA pra saber se pode deixar sem ciclo!