Adicionar no Sonoff R2 Básico sensor de temperatura e umidade (DHT-11)

Oá Pessoal,

Eu me bati um pouco para algo bem simples, e vou postar aqui como adicionar o sensor de temperatura na nova placa Sonoff R2, pois os modelos anteriores possuia a GPIO14 e agora não tem mais (li que ela agora é o porta KEY, mas não testei). Usei a GPIO02 para ligar o sensor.

Segui foto abaixo:

Pinagem do DHT-11
bkknc

Ligação:
Porta 1 (VCC) - Ligar 3,3v no sonoff basic
Porta 2 (Data) - Ligar na Gpio02 do sonoff basic
Porta 3 (NC) não utiliza
Porta 4 (GND) ligar na GND no sonoff basic

Apos a ligação, ligar o sonoff e ir em Configuração -> Configuração Módulo e informar que a porta Gpio02 está conectado o DHT11, igual imagem abaixo:

Assim que reiniciar, na parte superior já vai informar os dados lidos pelo sensor:

Para adicionar estas informações ao HA será através de MQTT, edite seu configuration.yaml e adicione dentro de sensor:

sensor:
  - platform: mqtt
    name: "Temperatura Garagem"
    state_topic: "tele/sonoff_basic_bomba/SENSOR"
    value_template: "{{ value_json['DHT11'].Temperature }}"
    unit_of_measurement: "°C"
  - platform: mqtt
    name: "Umidade Garagem"
    state_topic: "tele/sonoff_basic_bomba/SENSOR"
    value_template: "{{ value_json['DHT11'].Humidity }}"
    unit_of_measurement: "%"

*note que deve modificar o state_topic, conforme o nome que escolheu nas configurações do mqtt no tasmota, eu utilizei o nome: sonoff_basic_bomba

Espero que tenha ajudade, pois este sensor é baratinho e é legal para monitorar a temperatura dos ambientes de sua casa gastante pouco!

Abraço!

6 curtidas

Irmao me tire uma duvida, voce sabe me dizer se seria possivel ligar dois sensores em um unico sonoff??