Adaptador SMLIGHT SLZB-06M EFR32MG21 Zigbee Ethernet USB POE WiFi LAN

Venho compartilhar uma recente mudança que realizei em minha rede zigbee, adotando um adaptador relativamente recente no mercado. É o modelo SLZB-06M que possui o chip zigbee EFR32MG21, que é o mesmo do SONOFF Dongle-e, e ele suporta múltiplas formas de conexões, ethernet POE, Wifi e ainda USB.

Essa marca também possui modelos com chip CC2562P com as mesmas opções de conexão.

É um dispositivo bem grande se comparado com o dongle sonoff, mas que trás muitos pontos interessantes. Como ele utiliza ESP32, ele possui várias ferramentas de gestão, monitor de sinal, configurações de utilização, acesso e até a sugestão de configuração no zigbee2mqtt e ZHA, além de atualização de firmware diretamente na UI do dispositivo.

Minha escolha por ele se deveu à possibilidade de instalá-lo em local longe do PC com o campo de rede ou wifi. Isso permite distribuir bem o sinal.

WhatsApp Image 2024-03-01 at 12.12.11

A documentação zigbee2mqtt trata muito bem esses dispositivos, classificados como híbridos ou rede.

Espero que esse relato ajude a quem precisar encontrar alguma opção diferente da que já conhecemos.

Obrigado por compartilhar!
Acredito que vou precisar deste adaptador logo.

Cara dividir as redes nao funcionou pra mim, elas continuaram instaveis… hoje comeco a reparear todos os dispositivos usando o SMLIGHT espero que resolva.

Ele possui dois controles um para a rede e outro para a comunicacao acho que vai melhorar li alguns comentarios na internet qeu o SONOFF DONGLE possui um bug que faz ele perder os dados da memoria e ele so volta depois de um power cycle ou reinicializacao Z2M (eh o que acontece comigo).

Pretendo deixar o SMLIGHT como coordenador e 2 SONOFF DONGLE como roteadores.

Como tem sido sua experiencia com ele??

Gostei disso:

Ele tem funcionado muito bem. Não tive nenhum problema que pudesse observar. Uso duas redes, com canais definidos em suas extremidades, uma no 11 e uma no 25. A harmonia reina.

Como disse em outro post, só dividi minha rede porque após adicionar algo em torno de 80 dispositivos, passei a ter instabilidade. Mas acredito que esta instabilidade não tenha relação com o número de dispositivos, mas sim com a utilização de sensores de presença mmwave e medidores de energia que disparam muitas atualizações.

Eu entendo que ter uma rede só é melhor, visto que a formação da rede dos routers colaborará para a expansão do sinal.

Nao tive a mesma sorte com a rede secundaria, a rede com os sensores MMWAVE ficou show mas a rede primaria (com todos os demais dispositivos) ccontinua caindo, soh ha mais uma coisa a se fazer: Trocar o coordenador… Eh minha ultima tentativa…