Acredito que o problema era esse mesmo.
As configurações no HA para ambos os add-ons são idênticas e realmente não têm muito mistério.
Depois que iniciou a configuração de um add-on e depois mudou pro outro, daí já está com meio caminho andado.
O que eu já percebi ser muito comum é que o pessoal costuma iniciar a configuração de um jeito, depois vai pra outro e depois terminam ficando com pedaços de uma configuração, pedaços de outra e nada funciona.
Até fiz questão de colocar uma observação no passo-a-passo, mas não parece suficiente e não sei mais o que fazer.
Outra coisa que percebi é que o HA às vezes dá um problema quando a pessoa ajusta as configurações, salva, o HA detecta a mudança perguntando se quer reiniciar o add-on e a pessoa confirma.
Nesse momento, por alguma razão, o HA não envia o arquivo atualizado com as novas configurações e continua apontando pras configurações antigas.
O que tenho recomendado nessas situações é que, quando o HA perguntar se é pra reiniciar o add-on, você responde que “não”.
Aí entra na tela principal do add-on e clica no botão reiniciar de lá.
Assim, tenho visto que o add-on funciona 100% sem erros na configuração por falta em algum preenchimento.
Pior de tudo é que esse problema no reinício imediatamente após alterar as configurações não parece ser determinístico.
Em relação ao outro add-on, o que já identifiquei de diferente é que esse meu envia por padrão exatamente o mesmo arquivo de configuração do add-on pro cloudflared, sem tirar e nem pôr nada, é exatamente o mesmo arquivo.
Isso funciona porque as configurações do add-on foram montadas de tal forma que atende exatamente a documentação oficial do cloudflared.
Já o add-on gringo, ele meio que monta um arquivo em tempo de execução, convertendo algumas configurações em outras, de forma que cloudflared entenda.
Por um lado, isso facilita o lado do usuário comum.
Por outro lado, engessa a solução e não permite usufruir de algumas funcionalidades avançadas do cloudflared que termina por não ficarem expostas.
E o que eu tenho percebido também é que, embora meu add-on permita configurações mais avançadas no cloudflared, mas quem tem mais conhecimento, opta por instalar a imagem oficial do cloudflared e não usar o add-on.
Então, no final das contas, minha recomendação é a seguinte:
Instalação |
Depende de configurações avançadas no cloudflared |
Sugestão |
HAOS |
Sim |
Use meu add-on |
HAOS |
Não |
Use add-on gringo |
Supervised |
Sim |
Não testei meu add-on nessa circunstância. Pode funcionar ou não e já adianto que recebo todo tipo de relato |
Supervised |
Não |
Use add-on gringo |
Outros |
- |
Use imagem oficial cloudflared |