A instalação do ZHA afeta o uso de outros devices não zigbee adicionados via TUYA?

Hoje em minha instância HA eu tenho tudo que é device TUYA zigbee adicionados via um hub Zigbee Zemismart através da TUYA e alguns devices TUYA não ZIGBEE via TUYA por WIFi.
(Tuya nao local).

Como eu desejo que tudo fique local para evitar dependência do WIFI eu vejo as opções abaixo, mas tenho dúvidas da melhor/correta (sou novo no mundo HA).

1-Configurar/Adicionar o HA para opção HAZ e adicionar diretamente os devices Zigbbe ( é possível sem passar pela integração TUYA?)
2-Para os demais devices "nao- Zigbee " que já tenho pretendo instalar a TUYA LOCAL e seriam adicionados via TUYA LOCAL.

-Isto funciona? ou uma vez HAZ instalado , apenas devices Zigbee pode ser adicionados?
-A Tuia Local é confiável já que é uma integração não oficial?
-É reversível voltar o HA convencional se a configuração HAZ não ficar a contento?
-A integração com ALEXA que tenho vai “localizar” os devices nesta nova configuração ( hoje ela “enxerga” todos)

Agradeço antecipadamente sugestões.

Abs
Carlos

No caso do zigbbe2mqtt vc fica dependente do WIFI, mas não de internet, que eu acho que é o que vc queria dizer.

ZHA ou zigbee2mqtt fica 100% local.

Até onde lembro, não são todos dispositivos que são compatíveis com o Tuya local, vc tem que verificar na pagina deles a compatibilidade.

Zigbee e wifi são coisas diferentes, pode usar os 2 sem problema.

Vc tem que usar um coordenador (sonoff E ou P por ex) no lugar do Zemismart para usar o ZHA ou Zigbee2mqtt.
Dessa maneira seus dispositivos zigbee ficarão local e não vão depender de nuvem para comunicação.

1 curtida