WLED - Fita Led WS2812B (endereçável) + ESP + HA com MQTT

Estou com a sensação de que o fio branco deveria estar um borne a direita, mas nao tenho certeza

Tem razão calm

não me atentei a tensão da fonte. Parece estar correto entâo.

Alexandre,

Você consegue acessar o WLED pelo IP? Ou consegue encontrar uma rede Wifi com o nome WLED_AP?
e verificar essas configurações?
image

Pode tentar regravar o WLED também,

nesse vídeo me pareceu bem explicado: (vídeo que o @leandroissa tinha indicado)

Boa sorte!

1 curtida

@DanielF @eloigonc @calm1010
Muito obrigado pelas mensagens amigos,

Acabei perdendo a senha dessa conta e so recuperei o email esses dias.

A fonte é 5v sim. Acabei comprando outra fita, que chegou semana passada, vou dar uma lida mais aprofundada e dar mais uma lida no tema para tentar me informar melhor, ainda nao consegui entender meu erro.

*O esp8266 está ligado a fita, e a fita, está diretamente ligada na fonte.
** Tentei acessar de todas as formas o WLED, e infelizmente nao obtive sucesso, amanhã com a fita nova tentarei novamente (tenho duvidas se a anterior estava funcionando perfeitamente).

Meu problema maior é o seguinte, quando eu liguei ela junto a fonte e ao esp8266, deveria ter acendido os led, mesmo sem a configuracao do WLED, certo?

Enfim, estou a disposicao para qualquer pergunta e espero que breve conseguiremos resolver esses problemas hahaha.

Abraços

@calm1010

Desculpe a ignorância amigo, “Se for 5V não deve ser esse o problema (fritar o ESP), mas poderia ser ligada direto da fonte no ESP e na fita.”, mas como eu faria isso? não entendi direito lkkkkk

Abraços

rapaziada,

boas notícias, tudo funcionou certinho (como ja tava na foto) o que me leva a acreditar que a outra fita que estava defeituosa.

Obrigado de verdade a todos que ajudaram, tamo juntasso! valeu familia

O que interessa é ter resolvido o problema :grinning:

Um recurso que o WLED tem e que é muito interessante para quem usa fonte separada para a fita é a possibilidade de desligar a fonte quando desliga a fita (aplicável apenas quando a fonte do controlador é diferente da fonte da fita).

Para isso basta configurar no menu LED Preferences o pino do relé (Relay Pin) e o tipo de sinal (marcar Active High para ativar o relé com sinal alto ou desmarcar para ativar o relé com sinal baixo, isso vai depender do tipo de módulo relé que você irá usar) e instalar um módulo relé antes da entrada AC da fonte da fita.

Para mim funciona bem já que uso uma fonte de 5V para o nodemcu e uma fonte 12V para a fita de led.

Esquemático de aplicação:

Usando a montagem assim traz economia de energia (evita que a fonte e fita permaneça consumindo um pouco de energia mesmo com a fita desligada) e evita o desgaste da fonte que não precisará ficar energizada o tempo todo.

Alguns já usam esquema semelhante com a aplicação de interruptores smarts (sonoff mini, etc), porém o comando de ligar a o interruptor e ligar os LEDs são separados e geralmente tem que aguardar o nodemcu conectar para ficar disponível no HA.

1 curtida

Douglas, tudo bem? Algumas dúvidas: consegue passar o link de onde comprou? Pretendo usar emenda, indica alguma? A fonte gera muito calor? Valeu, abraço.

Comprei uma fita de LEDs W2812 (acho que é B), para testes e, seguindo esse e outros tutoriais, botei para funcionar sem problemas. Fonte de 5V, 2A, e NodeMCU V3 como controlador e WLED como firmware.

Funcionando no App do WLED, direto no endereço IP que o NodeMCU está usando e no Home Assistant.

Olá uma dica sobre o local aonde vc pode adquirir é no aliexpress e sobre a fonte o aquecimento é muito baixo (na minha experiência), fiz conforme o tutorial. Estou enviando o link de uma loja, de bom atendimento, e na descrição do anúncio possui várias informações uteis sobre as fitas.

link de compra aliexpress

Cláudio boa noite, tudo bem? Obrigado pela ajuda em passar o link da loja. Vc tem Telegram? Se não me engano o meu é ctbmf74, se puder me auxiliar te agradeço. Abraço.

Boa noite pessoal !! sou novo na pagina e gostaria de tirar uma pequena duvida, só pra contextualizar, estou ligando 176 leds ws2812b num node mcu para iluminaçao da prateleira acima do meu pc e +90 leds num arduino instalados atras do meu monitor(ambilight), a fonte chaveada pode gerar alguma interferencia nas fitas ou no node + arduino? já que a fonte chaveada utiliza um comutador de alta frequencia?

Boa tarde, tudo funcionando de boas aqui.

Só um questionamento, já existe a integração WLED no homeassistant, porque foi realizada a comunicação com o MQTT existe algum benefício a mais?

Comprei uma fita 12V e uma Fonte 12V, depois que fiz essa cagada, que eu me toquei que a alimentação do NodeMCU é limitada a 5V e comecei a pesquisar solução pra isso sem ter que trocar a fita…

Acabei encontrando esse POST que me deu uma super iluminada…

No caso do esquema do exemplo acima, estariam utilizando um relê para desligar a fonte também certo?, mas eu não preciso disso, pq meu interruptor, estaria anteriormente a saida de alimentação, então neste caso se eu quisesse fazer o mesmo com a fita sendo alimentada direto, e uma outra fonta 5V no nodemcu seria só eu eliminar a parte do desenho do relê ???

Mais ou menos assim como na image?

Alguem sabem fazer barra de progresso com o wled? ex. enquanto rola um timer, ou carregamento do celular… o led for enchendo a barra ate ficar 100%…

1 curtida

Eu desconheço tal capacidade no WLed.
Pois os efeito do mesmo é baseado em efeitos pré programados.
Até a atual versão, não há a possibilidade de escolher diretamente um led para acender.
Agora oque vc pode fazer é criar do zero ou modificar um arquivo de efeito para o WLed.
Na página do desenvolvedor tem todos os arquivos de KB para lhe instruir nestas configurações.

1 curtida

que legal, boa dica, vou dar uma pesquisada, valewwwww

Alguém sabe me informar como faço pra ter um efeito igual aqueles led’s que estão colocando agora sequencial?
Gostaria de colocar no corredor, pra quando eu apertar pra ligar, ele ir ascendendo aos poucos e depois manter todos acesos.
Porem queria fazer o efeito no wled, pois em algumas datas ou momento queria que ficasse em cor diferente

Vc pode fazer de duas formas.

Ou combinando pré-definições para criar uma lista de reprodução que vc pode facilmente usar no HA.

Ou seguindo as instruções no site do WLed para criar sua própria pré-definição.