URGENTE! Centralizando Soluções - Erro TUYA novas versões ha

Galera, para quem está tendo esse erro na integração do Tuya, vamos centralizar as possíveis soluções aqui e direcionar para quem ainda não viu.

image

O que eu fiz que funcionou:

1 → Entrei no App do Tuya Smart e desvinculei o projeto.

Me → Settings → Account and Security → Cloud Development Project → Unlink

2 → Entrei no portal da Tuya e vinculei novamente o projeto via QR Code

Para mim resolveu, para outras pessoas precisou fazer alguma coisa com redefinir a senha, postem aqui!

6 curtidas

@Choske pra mim resolveu dessa forma também. Alguns amigos tiveram que “criar outro projeto no Tuya IOT” para resolver.

1 curtida

Resolveu mesmo dessa forma

1 curtida

Só tive que criar outro projeto

1 curtida

As duas tentativas não surtiram efeito pra mim. Linkei o projeto de novo ao SmartLife e não resolveu. Criei outro projeto e também não resolveu.

A integração ta logada mas nenhum dispositivo aparece.

image

Versão: Home Assistant 2022.10.5

Isto ainda é necessário esperar?

O meu estava assim. Fiz o que indicou mas agora aparece isso aki.

Alguém saberia me ajudar?

image

Resolvi desligando a restrição de IPs da tela de Overview. E removi a integração com a tuya e fiz novamente no HA

1 curtida

Olá. Estou utilizando a integração Tuya nativa, no Home Assistant 2022.10.5
Funcionou tudo muito bem nos últimos meses, com diversas automações no Node Red, mas há uns 3 dias sumiram todos os devices no HA.
O projeto havia expirado no https://iot.tuya.com/
Já solicitei a ampliação do prazo por mais 6 meses. Demorou umas 24 horas e foi concedido “Your application for extension is approved.”, mas não voltou a funcionar. Então fiz diversos passos:

  • Unlink e Link do Tuya App Account
  • Exclusão e recriação do projeto.
  • Alteração de datacenter - Central Europe Data Center e Western America Data Center
  • A cada tentativa removi a integração, reiniciei o HA, adicionei novamente (com Client ID + Secret) de cada projeto e reniciei novamente o HA.
    Quando sobe o HA, recebo o erro “/usr/local/lib/python3.10/site-packages/tuya_iot/openmq.py”, line 161 ou 166, dependendo da tentativa… com a mensagem: “error while get mqtt config”.
    É como se a integração estivesse no ar, mas sem passar os dispositivos para a API.

Segui este tutorial de integração (sempre fazendo o passo 6, que gera um erro similar ao que estou relatando, quando é esquecido):
tuya-home-assistant/platform_configuration.md at 1d7da1ee43a2ebfc9ad47eccff453828ffe529f9 · tuya/tuya-home-assistant · GitHub

1 curtida

Oi Dario. Não ficou claro se seguindo os passos do tutorial você conseguiu resolver o problema ou se você ainda está com a integração off-line.

:facepunch:

Oi, pedronunesbr .
Quando postei eu ainda estava com problema, mas está funcionando novamente agora. Depois de receber o tempo de extensão, revoguei a permissão do IoT core no projeto e a adicionei novamente. Cerca de seis horas depois disso, ele começou a funcionar novamente. Talvez se eu tivesse apenas esperado algumas horas, o resultado fosse o mesmo. Devem existir processos agendados na nuvem da Tuya e algumas ações não tem resultado imediato.
Alguns dispositivos que renomeei no aplicativo Smart Life mudaram de nome após a reintegração no Home Assistant. Eu tive que ajustar diversos fluxos (com entidades zigbee+tuya) no node red, mas está tudo certo agora.

Oi Dário,

Apenas para deixar aqui registrado, principalmente para os próximos que enfrentem esses problemas, aconteceu comigo exatamente o mesmo cenário:

  1. Percebi que a integração da Tuya estava sem nenhum dispositivo e entidade;
  2. No log o erro era sobre a fila MQTT;
  3. No site de desenvolvedor Tuya (https://iot.tuya.com) eu vi que o IOT Core estava expirado;
  4. Pedi a renovação (foi no final de semana);
  5. Na segunda-feira (24.10) autorizaram novamente (Congratulations! Your application is approved. Your trial edition will expire on 2023-04-24 00:58:58.);
  6. Na terça-feira (25.10) após reinicializar o HA a integração voltou a funcionar.

Só deixo aqui um detalhe que pode ser importante: já tinha visto o pessoal reclamando que depois desse procedimento as consultas a API param de funcionar, isso ocorreu com a minha conta também. Mesmo funcionando novamente as integrações pela integração da Tuya no HA eu não consigo fazer nenhuma query pelo API Explorer. Volta sempre o erro “code”: 1106,
“msg”: “permission deny”,

******* Atualização *******

Depois de postar aqui, fui testar novamente e, ao analisar o erro (TID), percebi que eu estava fazendo a query em um dispositivo que não estava vinculado ao App Tuya, mas sim ao Smart Life (eu utilizo os dois, mas a conta do IOT é vinculada ao App da Tuya e não do Smartlife).
Pegando o ID de um dispositivo vinculado ao App Tuya funcionou.

Caminho para buscar os Devices da conta (Device ID):
Cloud (icone de nuvem do lado esquerdo) → nome do teu projeto → Devices

Caminho da API (essa mostra o Local Key também para quem interessar):
Cloud (icone de nuvem do lado esquerdo) → API Explorer → General Device Capabilities → General Devices management → Get Device Information → Coloca o Device ID e clica no botão azul Submit Request

Novamente Integração Tuya não carrega dispositivos.
Terceira vez em 2 meses.
Já reautentiquei o QRCODE
Já criei novo projeto
E nada !
Mais alguém com essa dificuldade?

Vc não usa a local tuya? Pq não abandona a integração tuya e fica só com a local?

Aqui eu só tenho um switch touch da nova digital com a local tuya, mas não tenho problema nenhum.

@Walber, tenho sim local Tuya em alguns dispositvos, no Tuya Cloud tenho apenas:

4 IR’s
3 plugs com medição de consumo
4 sensores de porta

Esses ainda em cloud pois não achei a codificação para Local Tuya…

São wifi?
Descobri que tem o local tuya e tuya local :thinking:

Só funciona com wifi, se não conhecia testa pra ver se consegue colocar mais alguns dispositivos

1 curtida

Eu estava usando o LocalTuya com 3 smartsockets tudo certinho até adicionar uma régua de tomada que ferrou com tudo. Ele tem vários bugs, abri uma série deles só que as atualizações são raras e pouca gente da comunidade contribui na programação. Acabei removendo temporariamente.
No meu caso, e de outras pessoas, se você adiciona um dispositvo que trava a integração, você não consegue remover sem ser alterando os arquivos de configuração da .storage (se você fizer besteira lá o HA não sobe mais).
A idéia é boa, mas falta mais engajamento da comunidade ou a própria Tuya largar um pouco as inúmeras dificuldades que ela coloca na integração com o HA (todas no gigante backend deles).
O pessoal só se dá conta que tá na mão deles quando o Trial expira.
Eu particularmente já deixei de comprar dispositivos assim, somente Zigbee com Zigbee2MQTT.
Minha última decepção foi uma câmera que eles bloqueiam o RTSP e forçam você a transmitir a imagem pela internet para a Cloud deles e o APP ou integração acessam o uma URL pública (autenticada e vinculada com teu usuario) com a imagem ao vivo. O pessoal na gringa tentando mil formas e só o custo em tempo para burlar isso já paga uma outra câmera que não tem essa sacanagem. Resumindo: Fuja da Tuya, principalmente se for câmera. Dispositivos somente WIFI ainda se tem a opção do Local Tuya que é problemático do mesmo jeito.

Detalhe: Muitos Youtubers não falam disso porque recebem os produtos e só fazem aquelas críticas gourmet dizendo que faltou um socket a mais, uma cor nova, etc. mas na própria casa não usam.

Como pegar a local_key sem Tuya cloud ?
A API da Tuya sempre me retorna erro 1106. Só preciso das keys para configurar o Local Tuya.

Da uma olhada no github.

Quando fiz, eu cadastrei o dispositivo no app da tuya e fiz o cloud api tbm.

Mas no github tem outros métodos.

Usage:
NOTE: You must have your Tuya device's Key and ID in order to use LocalTuya. The easiest way is to configure the Cloud API account in the integration. If you choose not to do it, there are several ways to obtain the local_keys depending on your environment and the devices you own. A good place to start getting info is https://github.com/codetheweb/tuyapi/blob/master/docs/SETUP.md or https://pypi.org/project/tinytuya/

A API da Tuya não executa o GET para descobrir a local_key. Todos os outros comando funcionam. Alguém tem alguma sugestão ? Só faltam as local_key para configurar o Localtuya.

Está usando a API certa? Todas as vezes que retornava erro pra mim, eu tinha ido na opção errada.