Traduzindo Componentes - Ajude na Tradução do Home Assistant! Aprenda como adicionar sua tradução!

Gostaria de ajudar nas traduções de componentes para o Home Assistant mas não sabia como?

Veio ao lugar certo!
Com esse tutorial vou explicar ponto a ponto como fazer uma tradução e adicionar no github para os desenvolvedores do componente aplicarem ao Home Assistant.

Primeiramente deve escolher um componente que ainda não tem tradução em português do Brasil.
No meu caso eu escolhi o componente SmartThinQ LGE Sensors.

1

Esse é o endereço do repositório do componente no github, é de lá que o Home Assistant baixa os arquivos!

https://github.com/ollo69/ha-smartthinq-sensors

Entrando no github percebi que ainda não existia tradução em português do Brasil, geralmente as traduções ficam em uma parta chamada “translations”.

Fui em custom_componentes/smartthinq_se…

Depois na pasta translations

Não temos tradução em português do Brasil. Quando temos tradução em português do Brasil fica com o nome “pt-BR”. Então vamos baixar o arquivo em inglês dessa pasta e criar a versão pt-BR

Em alguns componentes na página principal do github fica algum anúncio ou link explicando como ajudar com traduções para ele, alguns até pedem pra alterar alguns arquivos, mas nesse caso não temos anúncio ou pedindo que fosse alterado outros arquivos.

Então vamos para o tutorial!

Primeiro temos que baixar o arquivo Zip de todos os arquivos do componente, então todas as pastas vão ser baixadas também.

Feito o download é necessário tirar do .zip os arquivos.

3

Lá vamos procurar a pasta “translations” com todas as traduções, como vimos lá no github do componente.

Copie o arquivo “en” que é a versão em inglês, é dela que vamos fazer a tradução para português do Brasil. Renomeie ela para pt-BR

Abra o arquivo e escolha o Visual Studio Code ou outro programa que reconheça arquivo .JSON (formato dos arquivos no Home Assistant).

6

Podemos ver todas as linhas de texto do componente, estão em inglês e vamos traduzir.

Com a tradução feita, salve o arquivo.

Agora vamos voltar ao github do componente para fazer uma cópia do repositório do github para gente. Clique em “Fork” no canto direito em cima.

Aguarde um pouco!

Foi feita uma cópia do repositório do github para a nossa conta. Repare que agora tem o meu usuário do github no repositório. Vamos até a pasta de traduções para adicionar a nossa tradução em pt-BR.
Eu cliquei em custom_componentes/smartthinq_se…

E fui até a pasta de traduções!

Lá dentro adicionei a minha tradução para pt-BR, fui em Add file e depois em Upload files.

Cliquei ali para selecionar o arquivo e selecionei o arquivo pt-BR

Pronto, ele foi adicionado, agora é só clicar em Commit changes.

Vai processar o arquivo.

Com ele processado volte ao github original do componente que você fez a tradução, repare no nome do usuário em cima. Vamos em “Pull requests” para criar um pedido de alteração no componente.

Clique em New pull request.

Clique em “compare across forks”.

Selecione a sua cópia do repositório do github do componente.

Vai aparecer tudo ok e clique em Create pull request.

Escreva um título e um comentário para o pedido de alteração no componente. No caso coloquei pra adicionar a tradução em português do Brasil e cliquei em Create pull request.

Pronto! Foi adicionado um pedido de alteração no componente com a sua tradução para português do Brasil. Agora é só esperar que se estiver tudo certo em alguma futura atualização sua tradução deve ser lançada.

Se quiser pode verificar que o seu pedido foi adicionado junto com outros.

É isso, espero que esse tutorial incentive a quem quiser contribuir com traduções para o Home Assistant, a comunidade brasileira agradece.

Lembrando que tendo os componentes e o Home Assistant em português do Brasil incentiva mais pessoas a utilizar o Home Assistant e a contribuir com a comunidade.

Um abraço!

Ps. no dia que essa minha tradução for aceita coloco aqui fotos dela em português do Brasil.

4 Likes

Saiu a minha tradução pro componente da LG SmartThinQ!!

1 Like