Tasmota, MQTT, Broker Mosquitto - Básico

Galera passando para deixar a solução para o problema que estava tendo de não aparecer a entidade automaticamente no HA, mesmo o dispositivo aparecendo como conectado no Mosquitto.

No meu caso, eu estou usando usuário e senha na configuração do MOSQUITTO broker, só que o problema estava justamente na senha que estava colocando, com caracteres especiais, com isso estava dando o bug de não criação/integração automática do dispositivo no HA.
Após mudar a senha e não colocar nenhum caracteres especiais, funcionou a integração.
Ah, outra coisa que foi necessária, atualização da versão do meu Tasmota, estava usando a do arquivo ** tasmota-lite.bin** e atualizei para o arquivo tasmota.bin.gz (usei o .gz pelo fato de ser menor que 500k, assim não dá problema na atualização).

2 curtidas

Estou com um Rpi4, nele rodo o HomeAssistant via docker e o mosquitto via docker.
Se eu reinicio o Rpi4, os sonoff mini com tasmota ficam indisponíveis para o HA (mas seguem funcionando via alexa).
Eles somente voltam a funcionar caso eu entre no console do dispositivo com Tasmota e digite “setoption19 1”
Alguém sabe como resolver?

O meu estava assim também, aí resolvi da seguinte forma:

Tasmotei meu sonoff mini brickado com soldagem de fio e comunicação serial usando o Tasmotizer e coloquei o tasmota minimal. Agora aparece na rede WIFI o dispositivo ESP-B06BBE com IP 192.168.4.1 mas não consigo acessa-lo. Como consigo aceder às configurações?

@HugoMartins sabe dizer se o arquivo tasmota.bin.gz roda sem brickar o Sonoff Mini? Estou fazem umas 4 ou 5 horas tentando encontrar ele no HA e não consigo.

1 curtida

So pra deixar registrado que nosso amigo @HugoMartins esta correto. Estava com o mesmo problema. Estava com o mini r2 com o tasmota Lite, e nao reconhecia no HA.
Atualizei atraves da propia interface web do tasmota, com o arquivo tasmota.bin.gz e eureca, reconheceu automaticamente som o SetOption19 1.
Por fim deixe ele na versao 9.3.1

Aparentemente alguma incompatibilidade de versão lite do firmware

Estou com o tasmota lite 11 e reconhece normal no HA; sem SetOption19 1.

Pessoal, eu quero enviar informações para fora do HA via MQTT. Como eu configuro meu servidor para ser acessível remotamente?

Bom dia.
Estou refazendo a instalação do meu sistema e não estou conseguindo fazer funcionar como antes. No meu caso não uso nenhum dispositivo Tasmota, só estou tentando fazer o básico, parear dispositivos zigbee e fazer com que eles apareçam no HA. Aparentemente está tudo funcionando normamente. Consigo parear o dispositivo, na tela do zigbee2mqtt ele está lá em Devices, consigo fazer o acionamento dele normalmente por ali. O problema é que antigamente era automático quando pareava o dispositivo ele aparecia no Dashbord do HA e também aparecia na tela de integração do Mosquito. Agora não aparece, não consigo ter acesso as entidades, mesmo fazendo a pesquisa. Parece que ficou num limbo que não consigo encontrá-lo. O que fazer?

Não aparecem os dispositivos na integração do Mosquito como aparecia antigamente e como acontece por exemplo com Sonoff LAN, Local Tuya, etc. O Mosquito está configurado para descobrir novos disitivos automaticamente.

No zigb2mqtt o dispositivo está lá e funcionando normalmente.

Não encontro pesquisando na lista de entidades.