Sonoff ZBMini x Cobertura ZigBee

Hoje fiz uns testes…
Coloquei outro zbmini entre a bridge Sonoff e o zbmini do quarto…sem sucesso, parece que os zbmini não conversam entre si… tá bem estranho.
Vou pegar a bridge usb do Patrick e instalar o HA num note véio para ver o mapa da rede aqui…pq essa rede mesh tá estranha…:thinking:

oi,

Acho que tem alguma confusão ai… o Zigebee2mqtt é o software. Vc deve rodar ele em alguma maquina com linux, em algum container ou como algum add-on do HA. Obviamente que vc precisar do dongle usb zigbee (como o do Patrick, mas se puder escolher prefira os dongles baseados em chips CC265X e não nos 2531). Se for usar o z2mqtt, a maquina com o dongle pode ficar em qualquer lugar da sua rede, desde que ela consiga acessar o servidor mqtt.

Quanto ao wifi, tem uma dica que costuma ajudar, que é a de evitar a utilização do canal 11 no wifi (tem sobreposição com alguns canais zigbee).

Conforme o @calm1010 comentou, parece que o zbmini não é um bom router… aqui em casa parece que todos os dispositivos gostam mesmo é da tomada tuya :-).

Cara, acho que a melhor dica ninguém deu ainda. Como o seu coordenador (hub zigbee) da sonoff usa wifi, vc pode reposicionar ele. Tire ele de perto do roteador wifi, pois a frequência do roteador MATA o sinal do zigbee (que é fraco nesse hub e tb no cc2531).

Se não vai partir pro Home Assistant ainda, não invente de comprar qualquer dongle. E quando o fizer, já parta pro CONBEE 2 ou ZZH, que são muito superiores. Pra vc ter ideia eu tive 2531, 2530+2592 e ZZH. Só o último foi suficiente pra uma boa rede zigbee (meu apto é pequeno, 90mts e com 7 (SETE) routers (4 sonoff mini e 3 de outras marcas).

Acho que seu b.o. é interferência, como ocorre aqui. O único jeito é a troca de canais e afastar das fontes de ruído no 2.4ghz.

Queria dizer dongle e acabei escrevendo ZigBee2MQTT…:flushed:
Sorry…

Fiz esse teste hj tb…melhorou um pouco, mas realmente esse zbmini não tem muito alcance e pelo que notei, eles não falam entre si…pelo menos foi a impressão que tive.

Mas o que é superior nesses dois que mencionou?

hm… de fato essa dica é interessante, ainda mais dependendo do tipo de máquina que vc usa. Aqui eu uso um cabo de extensão USB para não deixar o dongle direto na máquina e sim uns 40cm distante.

Meu caso. Aqui o meu dongle está a aproximadamente 60 cm do RPi.

mas no fim… não tem muito milagre. A rede fica bem melhor quando vc tem bastante dispositivo na tomada que funcione como roteador. Quando eu comecei a automatizar a casa não tinha tantas opções como hoje, então eu acabei investindo em lâmpadas phillips hue e dai a minha rede mesh ficou jóia.
A história do zigbee é um tanto engraçada… era pra criar dispositivos baratos, etc, mas como envolvia royalties os fabricantes chineses correram foi pro wifi, e só agora com o zigbee 3 é que parece que deslanchou. Espero que não venha o thread e bagunce tudo de novo.

@k7franklin qual dispositivo vc usa como ZZH?

O ZigBee deveria é sair dessa frequência poluída de 2,4ghz, mas como envolve licenças e tudo mais, acho pouco provável.

Abri a Bridge da Sonoff para ver se dá para colocar antena externa e até dá, mas não sei se compensa muito.

Alguém usa bridge Sonoff e router dongle ? Estou pensando nessa solução, já que esses zbmini não cumprem o que promete.

eu tenho um bridge sonoff mas é basicamente pra teste… em produção eu uso um dongle zig-a-zig-ah (https://www.tindie.com/products/electrolama/zzh-cc2652r-multiprotocol-rf-stick/). Seria interessante se a bridge pudesse funcionar apenas como roteador e não como coordenador (deve dar… eu que não fui atrás de firmware especifico pra isso porque é mais facil simplesmente usar algo zigbee conectado na tomada).

Mas seria vantagem ? Com antena interna essa bridge não tem boa cobertura.

Esse ZZH tá em falta…mas tem o SMARTLIGHT CC2652P ou o Slaesh’s CC2652RB stick.
Ainda não decidi qual pegar…quero fazer um teste mudando a bridge Sonoff para uma tomada perto da laje. Vamos ver como fica o sinal.

Uma outra dúvida…para usar o ZigBee2MQTT o dongle precisa ser coordenador e estar conectado no server…ou…ele pode ter FW de router e estar em qq lugar da casa?

O lance de usar os chips 265X é porque eles aguentam muito mais dispositivos conectados, além de ter um alcance maior. Usar um dongle como roteador não é uma grande vantagem porque vc pode simplesmente ter algum dispositivo (tomada/plug/lampada) que faça isso. Mas respondendo a sua pergunta, sim, (teoricamente)* daria para colocar um firmware de roteador num dongle e espetar ele num carregador usb em qualquer canto da casa, mas sai mais barato usar algo assim (Tomada Inteligente com Monitoramento no Padrão Brasil com Tecnologia Zigbee com capacidade de 16 Amperes – Funcunicona com Alexa Google Home SmartThings Zigbee2MQTT|Controle remoto inteligente| - AliExpress). Eu tenho uma dessas e parece que todos os dispositivos gostam de se conectar nela :-).

OBS: o teoricamente fica por conta de eu nunca ter tentando… mas me disseram que sim; e tb me sugeriram usar outro dispositivo como roteador :-).

Oi @Bruno.BRC

Estava vendo o desenho da sua rede e vi que vc usa vários ZBmini. Qual a distância entre eles e o CC2531? Tem paredes de alvenaria no meio?
abs

Eu utilizava 7 ZBMini, mas estou substituindo eles por interruptores Zigbee

A distancia mínima entre o que eu tenho é de aproximadamente 5 metros do coordenador e não há a parede entre eles, o mais distante que tenho é de uns 15 metros do coordenador e ainda fica um andar abaixo, mas ele se conecta em outros routers

Tem muitas paredes de alvenaria em minha casa, então acabo tendo muitas perdas de sinal
Os ZBmini utilizo dentro da caixinha de teto, e como a casa é antiga, as caixinhas são de metal, onde atrapalha ainda mais.
Depois que comecei a trocar os ZBMini por Interruptor, a rede melhorou muito, principalmente para a casa ao lado, onde eu tenho um botão Zigbee (fica aproximadamente uns 18 metros da minha rede)

ZBmini funciona muito bem, porem não pode contar com a repetição de sinal dele!

Pois é, percebi isso do ZBmini tb.
Qual interruptor vc está colocando que melhorou a cobertura?
Abs

Não sei se pode colocar o link aqui, porém quem me indicou foi o Marcelo (@sejahome.one)
Comprei no Aliexpress, na loja XiCHEN.
Testei e aprovei, com certeza recomendo!
A rede ampliou muito!
O touch do interruptor é muito responsivo, e de boa qualidade, além do vendedor fornecer um dos melhores atendimentos que ja tive no Aliexpress

Ah vc usa o modelo touch…eu já sai dos touch, não curti. Por isso fui para os ZBmini… :face_with_raised_eyebrow:
Bem obrigado mesmo assim, mas ainda estou estudando como melhorar a cobertura aqui… :+1: :facepunch:

1 curtida

Dá uma olhada nos interruptores ZigBee da Zemismart, eles possuem botão físico. Estou usando eles e gostando muito!

PS: use os interruptores com entrada para fio neutro, há loja oficial deles no Aliexpress.