Sistema de Segurança no HA

Pessoal, beleza?

Estou começando me aventurar no HA, ja comprei o mini pc indicado pelo nosso amigo @LeandroIssa e também o usb stickers zigbee da Sonoff.

Avançando ainda mais no HA, como podemos ter um sistema de segurança completo que funciona localmente? Sei que a maioria dos devices precisarão de nobreak (câmeras por exemplo).

Mas os sensores, devem funcionar pois tem bateria interna.

Mas o ponto é: Estou fora de casa, cortam os fios/internet. Como vocês sugerem que eu seja notificado?

Posso ser notificado por duas coisas

  • Nobreak começou funcionar
  • Dispositivos de presença começaram apitar (caso alguém entre em casa).

Mas o problema ainda está no recebimento dessas notificações.

Existem modens que switam de fibra para 4g? por exemplo?

Alguém já fez algum sistema disso?

Valeu!!!

Mas o ponto é: Estou fora de casa, cortam os fios/internet. Como vocês sugerem que eu seja notificado?

Em uma central de alarme normal vc teria que ter uma que fosse compatível com linha gsm, vc pode buscar uma solução na mesma linha de raciocínio.

Existem modens que switam de fibra para 4g? por exemplo?

Sei que existem aparelhos que podem comutar entre uma entrada de internet e outra, não sei se existe um modem fibra/4g.
Ai vc teria que usar 3 aparelhos, modem operadora + roteador dual wan + modem 4g

Uma ideia seria usar um smartphone com chip e rotear a internet para o HA.

Alguns problemas que consegui pensar que provavelmente vc terá:

  • Acesso externo a sua rede 4g.
  • Usando um smartphone, além do problema acima, vc teria que achar uma maneira de comutar a internet do HA de cabo para wifi.

Uma possivel ideal é fazer um monitoramento para ver se está acessivel Monitoramento do status do Home Assistant com o Healthchecks via ping, tem integração com algumas formas de notificar você no celular

O SIM800C não é caro e tem integração para ele

1 curtida