Sensor Binário - Tomada Tuya On/Off

Olá Pessoal, tudo bem?

Sou bem novo no HA e, como não sou programador, estou encontrando dificuldades para criar algumas coisas…

Eu tenho uma tomada inteligente Wi-Fi da TUYA (integração ja esta 100% ok) e gostaria de criar um sensor para informar se ela esta Ligada/Desligada. Imagino que um sensor binário resolva meu problema

A ideia eh:
Se a voltagem estiver acima de 110, o HA aponta o dispositivo como ON.
Se estiver abaixo de 110, o HA aponta o dispositivo como OFF.

Alguém saberia como fazer?

Entidade: switch.nobreak_adega_socket_1
Sensor: sensor.nobreak_adega_voltage

Muito obrigado!!

1 curtida

@Apto1202 , não sei seu nível de conhecimento em Nodered, mas com um node gatilho “state” e um “switch”, você faz essa condição de saída “>110 ou <110”.

Pode criar um sensor template conforme abaixo… basta alterar os nomes das entiddes…

template:
- sensor:
    - name: Status Geladeira
      state: >
        {% if is_state('switch.tomada_geladeira_socket_1', 'off') %}
          Desligada
        {% elif states('sensor.tomada_geladeira_power')|float > 150 %}
          Ligada
        {% else %}
          Standby
        {% endif %}
1 curtida

PERFEITO!

FUNCIONOU CERTINHO!!

Muito obrigado pela ajuda!!

um abraco,

Pedro F. | Apto1202

1 curtida

A mais recente atualização do Home Assistant trouxe muitas novas entidades auxiliares e uma delas é perfeita para isso que você quer! Vi que já conseguiu mas acredito que essa maneira seja interessante, mais simples e mais integrada.

A entidade auxiliar Threshhold permite que que você configure uma outra entidade e limites mínimos e máximos. Se o status da entidade estiver entre esses valores, a entidade auxiliar retorna um status verdadeiro, se não, falso.

Vale dar uma olhada nas novas entidades auxiliares que tem muita coisa interessante! Inclusive grupos e mudança de tipo de entidades.

1 curtida