Radio Browser - Ouça sua rádio preferida em media_players pelo Home Assistant!

Quero ouvir rádio pelo Home Assistant, é possível? Sim, com a integração Radio Browser você tem acesso a um catálogo imenso de rádios do mundo inteiro!

nuvem

Vamos ao tutorial!

Para adicionar a integração vá em Configurações, depois em Dispositivos e serviços.

Vá no canto direito embaixo e clique em “+ Adicionar Integração” e ache Radio Browser.

Clique em Enviar.

2

Clique em Terminar.

3

Integração adicionada.

4

Para utilizar essa integração vá na aba Navegador Multimídia e clique em Radio Browser.

Selecione o Brasil para rádios nacionais.

No canto direito abaixo clique em Browser para selecionar o media_player que a rádio irá tocar.

Selecionando o media_player irá aparecer um controlador de volume também. Agora é só selecionar a rádio que quiser ouvir.

Radio Browser no Node-RED e no Automations!

No Automations:

Em Açóes selecione Reproduzir mídia em Tipo de ação. Selecione o media_player que a rádio irá tocar, com isso clique em Escolher mídia para escolher a rádio.

Escolha uma rádio!

Pronto, a rádio foi selecionada.

No Node-RED:

Primeiro vamos precisar do media_content_id da rádio!
Faça o tutorial do Automations á cima, clique no menu e vá em Editar como YAML.

Copie o media_content_id da rádio que foi selecionada para usarmos no Node-RED.

Vamos para o Node-RED.

Em um node call service:
Domain: media_player
Service: play_media
Entity: selecione a entidade do media player que irá tocar a rádio.

Em Data preencha dessa fora e coloque o media_content_id da rádio que copiou.

{
    "media_content_id": "media-source://radio_browser/4a7680b2-f3da-4454-b80d-ba739f267431",
    "media_content_type": "audio/aac"
}

É isso, um abraço!

Video:

3 Likes

Só um detalhe, não consegui tocar rádios em dispositivos Echo, aparece uma mensagem falando que não é possível.

1 Like

Leandro, ótimo tutorial, parabéns!! Por curiosidade o que é “GH” é uma TV? hehe…Porque no meu só aparece “Browser” mesmo. Outra pergunta, será que tem como no Lovelace criar botões que chamem automações do node-red e toque as rádios no card de media, porque toda hora tô escutando um rádio, esqueço, clico em qualquer outro lugar do HA e a música para hehe…

Abs,

É o Google Home Mini, tenho vários aqui em casa!

Sim, vc pode usar input_button pra isso e colocar eles na Lovelace!