Projeto sensor da porta em um interfone para notificar quando uma ligação ocorrer

O pc817 atua como se fosse um interruptor na saída, não tem tensão.
Se tiver alguma tensão lá vai ser do próprio sensor.

Eu fiz um circuitinho em um pedaço de plaquinha de fenolite perfurada. Aí colei com cola quente no próprio sensorzinho zigbee e boa. Um borne pra facilitar a conexão e deu certo. Só precisei filtrar no nodered pra não notificar várias vezes durante um acionamento… Mas também perdi a campainha kkkk

Captura de tela 2022-12-22 134710

1 curtida

Pessoal, vi que este topico tem parte do outro no qual participei vou postar a dica aqui tbm de um componente que pode auxiliar pra quem não tem tanta experiencia com soldagem

Essa placa faz o controle da optaacoplagem, podem ser ligada em paraleo com o piezo(alto falante) dos interfones mais simples. ela vem em varias configs 4 canais , 2 etc…

1 curtida

Então, foi dessa placa que eu retirei o 817, pois ela só aceita tensão DC na entrada. Os interfones coletivos (tipo telefone/pabx) empurram tensão AC. E dependendo do modelo (tdmi300 por exemplo) não deu certo usar em paralelo com o buzzer, pois ele fica inativo.

Certo, o meu é tdmi usei nos falantes (na ultima versão que fiz) tendo em vista que tbm uso uma chave on/off pra mutar o piezo
E essa ligação fica mais facil no meu caso.

Não sei está meio tarde para isso, mas tive o mesmo problema. Eu desenvolvi um circuito do zero. Comecei estudando como os sinais nas linhas do interfone (um sistema da HDL) se comportam em stand-by, tocando e durante uma chamada:


ERRATA: Pino 2: fio vermelho / sinal ciano. Pino 3: fio verde / sinal amarelo.

Eis abaixo um zoom em um dos eventos de toque do interfone:

Então, projetei o circuito abaixo em torno de um diodo zener de 45V (qualquer um entre 43V e 50V deve funcionar). A ideia é que o zener passe a conduzir apenas durantes os toques do interfone, quando a voltagem entre as duas linhas excede os 41V (+37 - (-4) = 41):

LA201, R201, R202, Z201 formam uma rede de proteção contra surtos e picos de voltagem que podem vir pela linha. Os quatro 1N4007 garantem que o zener (D205) “veja” apenas a linha de +37V/+51V independentemente de como as linhas estejam ligadas na central. R203 é um limitador de corrente para a campainha não ficar muda ou fraca (o meu interfone funciona mal se a corrente drenada da linha supera 3mA). C201 filtra os pulsos vindo da linha. R204 e R205 polarizam na faixa de saturação os transístores Q201 e Q202 montados em arranjo Darlington.

Quando o interfone toca, a diferença de voltagem entre as duas linhas supera a voltagem do zener, que passa a conduzir. A corrente chega aos transístores que deixam a corrente da bateria fluir através do circuito codificador/transmissor. Como os transístores operam no modo saturação, quando o interfone está em stand-by ou em chamada, praticamente nenhuma corrente é drenada da bateria e ela dura de 1 a 2 anos (a depender do número de chamadas que você recebe).

Espero que isso seja de alguma ajuda.

Não sei se é meio tarde para isso, mas será que já não existe algo pronto no mercado que possamos usar? Ainda não consegui chegar a uma solução 100% eficaz .

Acho meio difícil achar algo pronto com essa finalidade.
Pelo que vi vários interfones trabalham com AC abaixo de 60v.

Olhando a foto do Paulo, uma possibilidade seria usar um medidor de tensão AC tipo o ZMPT101B e um esp.

Se funcionar com o medidor, daria até para diferenciar entre toque e chamada.
E se funcionar mas o buzzer do interfone não funcionar é só adicionar um buzzer no próprio esp.