Projeto sensor da porta em um interfone para notificar quando uma ligação ocorrer

Iniciei um projeto para tentar notificar via Alexa o interfone condominial quando tocar. Queimei o primeiro sensor fazendo ligação paralela com o cabo r11 do interfone. Mas chegou a funcionar por alguns segundos.

Acho que falta algum componente nesse circuito para que ele funcione corretamente. Alguma ideia?

Depois de alguns segundos, esse sensor da sonoff ficou com o led todo tempo ligado e parou de funcionar a aproximação do imã de porta.

O problema é a voltagem do interfone que é muito superior a do sensor.

Da uma olhada aqui

Obrigado Walber.

Percebi nesse post que a ideia é válida. Só ainda não está claro o que usar para reduzir a voltagem a um nível aceitável para que o sensor não queime.

Obrigado Adessotti.

O que poderia usar pra reduzir a voltagem ?

Os terminais do sensor magnético não são pra injeção de tensão, e sim para um curto em seus terminais. Use um octoacoplador, como no tópico que foi indicado.

Esses são os componentes usados no primeiro post:

1 foto acoplador PC817
1 capacitor 10µf/50v
1 capacitor 1µf/10v

O foto acoplador isola a entrada da saída .
Então até onde sei, não vai importar o quanto entre de tensão, desde que o pc817 suporte essa tensão.

Agora é testar

Amigo, qual a voltagem do capacitor de 10uf?

Testou com o multímetro antes de colocar no sensor?

Tá no link que postei

1 curtida

uma duvida, os dois fios que vão para o interfone não tem polaridade?

50v

Deu quase certo. Funcionou perfeitamente o sensor de porta, mas o buzz do interfone ficou muito baixo. Acho que o circuito reduziu muito a corrente ao ponto de anular a campainha. Alguma ideia?

Acredito que sim. Par de cobre tradicional de interfone condominial

Coincidentemente fiz o mesmo procedimento hoje, num tdmi300. A campainha ficou baixinha, mas permanentemente. Achei que eu tivesse feito algo errado.

Você pode detalhar melhor o esquema que fez pra eu comparar com o meu? Você cita 2 capacitores, mas pelo que vi só tá usando um.

Obrigado!

Na verdade o esquema com 2 capacitores foi sugerido por outro colega. No eu caso, usei apenas um capacitor de 10uf/50v e um PC817 conforme esse esquema aqui.


Tentei ligar em paralelo no fio do telefone, mas ficou muito frágil. Então troquei então para os pontos de solda do cabo na placa do telefone. Ficou bom, porém, apesar do sensor de presença funcionar corretamente, a campainha do telefone parou de funcionar.
Na sequencia tentei soldar nos pontos e solda que ligam a campainha a placa. Ela ficou muito baixa e o sensor de presença nao funcionou.
Sigo estudando outra alternativa. A noite vou analisar com mais calma e medir a voltagem que alimenta diretamente a campainha para ver se removo algum dos componentes.
Se tiver alguma luz, compartilho aqui.

Se segurar o botão do interfone a campainha volta ao normal?
Meu conhecimento em eletrônica não é muito bom, mas pode ser que a corrente seja muito baixa e o capacitor esteja “roubando” boa parte dela, fazendo a campainha ficar fraca.
Talvez colocar um capacitor menor, 4,7uF ou 2,2uF???

Poderia tentar. Mas precisaria saber o limite que o sensor de porta suportaria antes de queimar. Você sabe?