Primeira automação

Então galera, estou planejando montar uma primeira automação na minha casa, comprei alguns dispositivos zigbee, interruptores e tomadas, porém estou em dúvida sobre o que comprar para realizar a comunicação, hub ou donglee? Queria fazer a integração com a Alexa ou outro assistente de comando por voz, que fosse acessível financeiramente, enfim, se alguém puder me dar uma luz, sobre o que comprar, o que não comprar.

Ola recomendo dar uma lida nesse post para entender melhor diferença entre os tipos de coordenadores zigbee

Via de regra se você quer priorizar o funcionamento pelo HA compre dongle ou bridge que integre com ZHA ou Z2M. Dessa maneira os dispositivos não vao estar disponiveis nos apps dos fabricantes porem a integracao com HA sera muito melhor.

Se quer ter os dispositivos no app do fabricante é necessário usar HUB. Importante lembrar que os HUBS so são compativeis com dispositivos do mesmo fabricante/ecosistema.

Sobre a alexa, qualquer dispositivo integrado ao HA pode ser exposto para a alexa, desde que voce configure acesso remoto ao seu HA.