Medidor de consumo de gás para aba energia

Consegui com um vendedor o datasheet das versões UART, RS485 e IIC.
Segue o arquivo para quem precisar.

Datasheet L06

1 curtida

Dei uma foleada aqui, com essa informação da pra programar para a versão i2c, lembrando que o barramento i2c foi desenvolvido para comunicação entre dispositivos em uma mesma placa de circuito impresso. Então o ESP deverá fica próximo do L06 você até pode usar um extensor i2c para aumentar o tamanho da rede mas aí eh melhor ir para RS485 ou 232 mesmo.

kd o tutorial completo haha

@Choske Vou refazer o codigo aqui, no arduino mesmo.
Agora vai sair… :rofl:

Vai ser somente o medidor de nivel de gas, para ficar mais simples, devo criar um novo topico para ser especifico para o medidor de nivel.

1 curtida

@Robsongrs vou testar aqui, um pouco diferente.

Comprei a versão RS485, esse sensor deve servir no P45.
https://pt.aliexpress.com/item/1005005730893763.html?spm=a2g0o.order_list.order_list_main.5.1314caa4jCLrk0&gatewayAdapt=glo2bra

E vou publicar direto no MQTT, se funcionar vou comprar outro para os dois P45.
https://pt.aliexpress.com/item/1005005652193094.html?spm=a2g0o.order_list.order_list_main.20.1314caa4jCLrk0&gatewayAdapt=glo2bra

Atualizando: Não consegui fazer a leitura utilizando esse sensor, devolvi para o vendedor e comprei o mesmo modelo do @Robsongrs na versão RS485. Aguardando chegar.
https://pt.aliexpress.com/item/1005006759084748.html?spm=a2g0o.order_list.order_list_main.40.2c3acaa44x81q7&gatewayAdapt=glo2bra

Ao inves de publicar por MQTT vou utilizar o MODBUS direto do HA, a comunicação com o sensor funcionou, mas não consegui medir nada.

---- configuration.yaml —
modbus:

  • name: ew11
    type: tcp
    host: 10.10.10.66
    port: 8899
    sensors:
    • name: “DS1603”
      address: 1
      data_type: uint16
      slave: 2
      scan_interval: 1

Eu to acompanhando essa thread desde o ano passado kkk
Estou muito curioso e querendo montar o meu sensor também, porém NUNCA fiz nada parecido, apesar de ter experiência com eletrônica.

Acho que essa será minha porta de entrada nas ‘loucuras’ de montar soluções próprias para problemas que a gente ‘inventa’ rs

Parabéns pelo trabalho, e pelo cuidado em documentar cada coisa pra gente :wink:

@Robsongrs o codigo do medidor de gas, pode disponibilizar para ver como ve faz para o sensor ter uma configuração de tempo de atualização ?

Rapaz vou postar sim… O código que eu possuo inclui o medidor de consumo de gás, e percebi que a maioria das pessoas querem somente o nível do gás, comecei a fazer o código somente para o nível mas ainda não terminei, assim que terminar vou postar aqui…

Vou postar tudo, o código, o esquemático os componentes… Tudo mesmo, pois assim irá facilitar a montagem para todos, se eu postar algo incompleto ou parcial as pessoas irão acabar se frustrando por não funcionar (e eu sei o como isso é ruim)…

Uma coisa que me atrasou foi a minha rede zigbee caindo e 2 projetos que estavam parados… Mas vou concluir o o projeto e vou postar aqui, muito em breve, você irá montar e vai funcionar de primeira sem nenhuma dor de cabeça, pode ficar tranquilo.

Pretendo criar uma rotina para criar projetos DIY diferentes do que o mercado fornece: Conectar interfones simples ao home assistant (fazer ele ficar inteligente), Coifa, Detector de carro na garagem… Vou ir fazendo devagar, falta tempo, mas pretendo fazer…

2 curtidas

Cara eu sou do meio DIY, quero contribuir com esse projeto, até compartilhar os meus, pois todos são de maneira que não encontro no mercado, a meio de satisfazer minha necessidade acaba criando do zero, até já tenho uma lib auto Discovery com AP automático para conectar a rede.

1 curtida

Criei um novo topico para o sensor de nivel L06 somente (sem o medidor de consumo de gas).
La eu postei o video explicativo e tambem os arquivos para download.

@Manpac seria interessante modificar o codigo e esquematico para o circuito funcionar com bateria.

1 curtida

onde, pois não encontrei o video.

@Manpac criei um tópico especifico para o L06 aqui:

caraca programa bem estruturando mano, ai depois vou upar meu cod no git hub, eu crie uma lib para gerar os sensores de modo automatico

@Manpac com esse código o ESP gera os sensores automaticamente usando o MQTT discovery, assim que os ESP se conectar ao Home Assistant as entidades já estarão disponíveis. Usando o código do tópico do L06 na parte ConexãoMQTT dá para ver o envio dos dados ao discovery.

Opa @Robsongrs Você consegue compartilhar o código do projeto? Não encontrei aqui o código do Esp32.
Obrigado

@joaofidelix se você quiser somente o nível do botijão de gás vá para o tópico do L06. O código do medidor de consumo de gás + Nível do botijão de gás precisa ser melhorado antes de ser publicado, o wifimanager ainda não está implementado, será necessário alterar o código para que o esp se conecte a sua rede.

Sem problemas. Minha ideia seria utilizar a mesma estrutura que você utilizou. Com o Daeflex G1.0. Porém nos arquivos de anexo, só achei um código voltado para Medição de caixa dagua.
Mas gostaria de usar Medidor de consumo de gas + nivel do botijão.

Vou postar o código para você, estou viajando a trabalho assim que possível postarei o código, vou tentar atualizar ele antes.

Perfeito, sem problemas.
Mas não precisa deixar o código 100% pra essa questão do Wifi e MQTT não.
Só de ja ter a logica principal de leitura dos sensores, é suficiente para dar continuidade.

Muito obrigado!

@Robsongrs cara eu tenho uma lib para criar direto os dispositivos, Aqui eu mostro parte do uso