Medidor de consumo de gás para aba energia + Nível botijão de gás

Muito caprichoso, ideia dos imãs foi sensacional, assim como a caixinha sob-medida, gostei do esphome pela facilidade, junto com esp e wifi nativo fica perfeito para usar até com bateria quando o serviço não exigir tanto processamento e informações.

usar até com bateria

A minha ideia eh essa ai, vou criar um código para o ESP8266 (para os que quiserem somente o nível do botijão) ele sera alimentado pela bateria e enviara as variáveis do L06 (nível do gas, temperatura, ângulo e forca do ultrassom) a cada 5-10 minutos. Se usar um bateria de lithium 1000mA ela vai durar quase que eternamente eh so colocar o ESP para dormir entre as leituras.

Esta pronto, adicionei o sensor ao código ja existente.

Quando esta desconectado do botijão o L06 mostra o nível como 65533 e a forca do sinal ultrassom vai para 0.

Comprei somente um L06 mas deixei a placa pronta para o segundo então por isso as variáveis ficam como indisponíveis.

Angulo - Indica o ângulo do L06, de acordo com a datahseet ele usa esse ângulo para realizar a correção da sua medição de nível.

Forca do sinal - de 0 a 1500mV quanto maior melhor, quando desconectado do botijão esse valor cai para 0;

Status L06 - Se ele estiver se comunicando com o ESP = OK caso contrario = Problema.

Temperatura - Acredito que ele use a temperatura para realizar uma medição mais precisa pois a velocidade do som varia com a temperatura.

Assim fica faltando adicionar o AP para configuração do WiFi e também dos dados do servidor MQTT.


Logo mais iniciarei a programação para o medidor somente do nível do botijão e que use bateria.

1 curtida

Boa tarde, teria outro meio de comunicação direto com você Geraldo.

Seu projeto ficou muito profissional, uma solução robusta e poderosa para medir a quantidade de gás em botijões de forma segura. Meu sonho é ter um motorhome e esse dispositivo é indispensável.
Pega o valor e contato do vendedor deste sensor, vejo que está aprovado e ainda conseguiu até por o consumo em metro cúbico.

1 curtida

Terei que modificar a peca para segurar o medidor debaixo do botijão, pois as medições variaram mais do que eu desejava com o suporte atual, o botijão eh redondo na parte inferior e o ideal eh que a peca se encaixe perfeitamente para que o sensor de nível não fique se movendo.

Peca de fixação atual:

Sensor com somente o gel segurando ele debaixo do botijão (caiu depois de algumas horas):

Coloquei umas espumas onde os imas encostariam no botijão para estabilizar o conjunto e obtive as melhores medições:

Suavizar os picos de 2mm e 1mm mostrados no histórico acima eh fácil via software (filtro passa baixas) mas antes de partir para o filtro eh melhor fazer o hardware entregar os melhores valores possíveis.

A nova montagem:
Led vermelho - Pisca 2 vezes quando WIFi e MQTT desconectado e pisca 1 vez quando MQTT desconectado, apagado quando tudo esta Ok em termos de comunicação.
Led verde - Pisca quando ha comunicação MQTT.

Depois posto os arquivos.

Manda uma mensagem no private.

Talvez uma base onde o botijão se encaixe resolva o seu problema.

@srlima

Talvez uma base onde o botijão se encaixe resolva o seu problema.

Eu uso essa base aqui… Mas agora entendi o problema, era o gel de contato secando.
image

O sensor não vem com manual algum e vem vem com esses dois tubos voce mistura os dois e supostamente cola o sensor no botijão de gas e dai voce tem a medição perfeita, mas no meu caso eu não recarrego o botijão, ele eh substituído por outro cheio (caso mais comum eu acredito)… Então colar não eh a solução.

Ele também vem com esse gel, porem o gel seca em cerca de 17 horas e dai o sensor começa a medir incorretamente…

image

Ha muito tempo em uma conversa com um técnico de automação industrial e ele me disse que o gel usado nos elementos primários dos transmissores de vazão ultrassônicos não intrusivos poderia ser substituído por graxa o problema seria a sujeira que a graxa faria… Eu tinha um resto de graxa branca náutica aqui em casa e resolvi testar… E a medição ficou PERFEITA sem picos ou vales esporádicos, e a grava nao vai evaporar como o gel. A graxa preta comum deve funcionar também.

Tive ate uma ideia nova, integrar a coifa da cozinha ao Home Assistant (fazer ela ficar inteligente), assim que for detectada vazão de gas liga a coifa automaticamente :joy: as possibilidades com o HA são infinitas mesmo, ainda bem que sai fora das soluções de empresas.

1 curtida

Opa bom dia!

Então o sensor tem um certo “melindre”… hahaha

Que bom que descobriu uma saída para ter uma leitura mais precisa do sensor.

Acompanhando aqui para ver os avanços na solução e também essa ideia da coifa (gostei dessa ideia).

Um pouco de graxa e sujeira não faz mau, importante que agora tenha um norte a seguir, na minha cabeça de imediato veio um suporte moldado na base com mais imãs fortes e um anel oringe grosso pra ajudar a vedar, ficando somente o sensor graxa e botijão, os fios vão até uma caixa do circuito.
Hoje 1 dos meus botijões acabou, temos que levar em consideração o peso e o local onde fica, aqui é apertado, na hora pensei o quão problemático vai ser essa troca, tendo que ter o cuidado pra não destruir nada, então, até mesmo uma base de madeira com a base moldada no centro de forma que possamos com o botijão deitado prender com pressão (4 tirantes elásticos grossos), soquete pra juntar o fio do sensor no projeto, assim fica menos penoso, melhor acoplado. Sei que na pratica aparece outros perrengues…

opa bom dia,
como anda o projeto estou acompanhando e vou ver se compro os sensores.

Voce tem interesse na parte da medição de nível do botijão ou no medidor completo? Estou para criar a versão de medição somente do nível do botijão, porem minha impressora 3D estragou e sem ela eu fico meio preso pois utilizo ela para fazer as caixas dos sensores… Dai resolvi fazer um revamp nela inclusive coloquei ela no HA mas isso esta consumindo muito tempo… Agora falta muito pouco, so imprimir as caixas da frente (para a eletrônica) e já era. Mas diz ai voce quer o medidor de nível sozinho?

O medicao do medidor ficou muito boa, so falta adicionar o segundo medidor (estou com ele aqui mas a impressora nao deixou eu instalar ele):


image

Fiquei fora por um tempo, viajei, levei até meu note e deu problema de super aquecimento, onde estava achei um técnico bom, porem levou 20 dias pra por a mão, mas resolveu.
Retornando pra ver seu belo trabalho, pena que a 3D ficou ruim.
Gostei do resultado final, quero comprar esse sensor também, vou por a mão na graxa kkk.
Hoje fiz inspeção nas velas ignição de iridium originais do HB20s 1.6, chegou a 100.000 km só fiz ajustar abertura para 0,8 mm uma lamina de serra resolve. É cara mas recomendo, super durabilidade…
HA é realmente incrível e inspirador, parabéns por seu projeto eficiente.

@Robsongrs parabéns teu projeto ficou fantástico! Tu podes compartilhar os arquivos? Gostaria de implementar a medição de consumo e o monitoramento do nível do botijões. Estou comprando o Daeflex e os dois L06. Agradeço antecipadamente!

@cleber_schefer Eita, achei que jah tinha postado os arquivos, mais tarde coloco o link aqui!

3 curtidas

@Robsongrs poderia me dizer qual vc comprou? Estou pensando em pedir um IIC

Opa, ainda postarei o código, muita correria e tive que viajar a trabalho, assim que voltar (14 dias) posto o código final.

poderia me dizer qual vc comprou?

Comprei aqui UART

Estou pensando em pedir um IIC

Na época eu queria I2C mas o datasheet que o vendedor me enviou não especificava a informação que cada registrador possui e seria bem chato descobrir por conta própria dai eu desisti e fui para o UART mesmo.

Consegui com um vendedor o datasheet das versões UART, RS485 e IIC.
Segue o arquivo para quem precisar.

Datasheet L06

Dei uma foleada aqui, com essa informação da pra programar para a versão i2c, lembrando que o barramento i2c foi desenvolvido para comunicação entre dispositivos em uma mesma placa de circuito impresso. Então o ESP deverá fica próximo do L06 você até pode usar um extensor i2c para aumentar o tamanho da rede mas aí eh melhor ir para RS485 ou 232 mesmo.

kd o tutorial completo haha