Medição de Energia com PZEM + ESP com ESPHome - Monofásico, Bifásico ou Trifásico

No caso de medição de um sistema trifásico, cada bobina vai ligado em cada fase (A B C) , a duvida é: a fase que é ligada no módulo PZEM tem que ser a mesma em que a bobina está ligada ou o módulo posso ligar em qualquer uma das fases? Ou seja posso ligar os 3 módulos na fase “A” p. ex.

Para medição de um sistema de trifásico + neutro utilizando os módulos PZEM, deve ligar cada fase + neutro em cada borne de tensão e a informação do TC (bobina) tem que ser da mesma fase que está ligada nos bornes de tensão. Se ligar uma fase diferente a medição de potência ativa e por consequência a energia consumida estará incorreta. Isso ocorre devido a medição de potência ativa levar em consideração o fator de potência, que basicamente é proveniente da defasagem angular da tensão e da corrente de uma mesma fase.

Essa semana instalei mais 4 placas solares de 555w, acabei encontrando uma situação delicada no pzem. Eu utilizo para medir as duas fases e monitorar a injeção da rede, consegui observar a seguinte situação, como comecei a gerar o dobro pensei que teria toda uma sobra sendo injetada no visual da daskboard, porém na parte de consumo os pzem por não entender o que é injetado, mostra a injeção de energia como consumo. Estava pensando em por as medidas do pzem de injeção em negativo e provocar uma reação no grid de consumo, assim tentar forçar uma diferença no lugar de somar(acontece atualmente)


Antes no máximo injetava 12 kwh e agora testando com o mesmo consumo, o consumo aumentou conforme a injeção de energia.

@marvan51
Opa estou pra colocar mais 3 placas e um uinversor devo comprar o kit nos próximos meses (tá bem em conta na neosolar).

Cara eu uso este medidor mas este também funciona bem com zigbee2mqtt

Ele mede energia de forma bidirecional então instalei um para cada fase na entrada de energia da casa daí consigo ver o que é enviado para rede e também o que é consumido dela.
image

1 curtida

Eu ainda não consegui deixar preciso, a noite marca o consumo certo, de dia com a injeção bem maior, faz o consumo ficar negativo, vou colocar uma condição, se for abaixo de 0 multiplica por -1. Depois esperar pra ver o que acontece e aos poucos vou ajustando e aprendendo o funcionamento do pzem-004T. Uso o dashboard energia original que não sei ainda onde se entra no yaml p fazer os acertos…

Eu nao gostei dele , comprei no ML e devolvi ! Comprei SM-3W_Lite, funcionando sem dor de cabeça e é mais barato ainda .

Consegui entender o que acontece com os PZEM, montei as condições e atualmente tenho eles funcionando bem, porém caso tenha alguma anomalia na rede wifi os cálculos bagunçam, ainda não consegui resolver no próprio esp, mais consigo dá reset.


Nesse dia estava fora de casa e tudo ocorreu bem, mas o ideal é no esp por alguma rotina que faça o reset quando ocorrer problemas de conecção de rede, diferenças acima das máximas do consumo e injeção, tentei por um tempo e não consegui, vou tentar mais pra frente, antes vou melhorar a minha rede, já até consegui instalar o pihole no ubuntu pra limpar e otimizar, tenho 1 mesh aqui também que vive travando, resolver esses incovenientes…