Life360 + Node-red! Aprendendo a usar o node Zone no Node-red! Saiba quando alguém entrou ou saiu de um local!

Além de sensores e comando de voz podemos utilizar o GPS como uma forma de gatilho em automações, aqui vou demonstrar como utilizar a posição gerada pelo Life360 no Node-red como gatilho.

Ele é um node de Gatilho!

Antes de tudo deve-se ter o Life360 integrado ao Home Assistat, se não tem integre e volte aqui depois:

Para criar as automações devemos ter o conhecimento básico de Node-red, se está começando tem aqui um tutorial explicando o básico:

Antes de partirmos para o Node-red primeiro temos que criar as zonas que vamos utilizar! O que são as zonas? É o raio em metros quadrados que delimitamos um local, com isso o GPS consegue identificar se estamos dentro ou fora!

Para criar uma zona vamos até aba Mapa do Home Assistant, vamos clicar no lápis no canto direito a cima.

No canto direito em baixo vamos clicar em Adicionar Zona.

2

Podemos navegar pelo mapa até acharmos a posição certa da zona que vamos criar, podemos aumentar ou diminuir o raio da zona clicando na bolinha na borda da zona.
Como exemplo peguei a praça 15 que fica no centro do Rio de Janeiro.

Com a zona criada podemos ir para o Node-red.

Caso a zona não apareça no Node-red é necessário reiniciar o add-on, vá em Supervisor, depois em Node-red e clique em Restart.

No Node-red vamos utilizar o node Zone.

Sem título

Em Entity vamos selecionar o usuário do Life360 que queremos saber se entrou ou saiu da zona.

Em Event vamos escolher se queremos o status de Enter (entrou), Leave (saiu) ou Enter or Leave (entrou ou saiu) para quando a pessoa entrou ou saiu daquela zona.

Em Zone vamos escolher a zona que criamos, a zone.praca_xv

Agora temos o node zone configurado. A configuração ficou a seguinte: se o Leandro entrou na zona praça XV…

Então podemos utilizar o node para sermos notificados de várias formas, aqui tem alguns exemplos que podem usar:

Podemos configurar para receber notificação no Telegram ou serem avisados pelo Google Home ou pela Alexa.

9

É isso, até +!

6 Likes

Uma dica pra todos é ir no seu smartphone e desligar a otimização de bateria para o Life360, com isso o aplicativo atualiza com maior frequência a sua posição!

2 Likes

Criei meu primeiro nó de zona com o Life 360. Mas ele fica offline o tempo todo até eu apertar deploy novamente. Mesmo com o Life 360 funcionando em outras automações.

1 Like

Se o offline que vc está dizendo é assim é normal pq o smartphone não está naquele local.

O Node-red só vai ficar com o quadradinho verde se vc deixar o Node-red aberto e ficar de olho no exato momento quando a automação ocorrer…

Só uma coisa, os nodes reportam formas diferentes embaixo deles, pode ser isso que vc se confundiu com ele estando offline… ele reporta o usuário configurado, se não está no local fica o quadradinho vermelho e quando entra ou sai daquele local fica verde, gera a automação e depois fica vermelho novamente.

1 Like

Ah, obrigada por esclarecer então. :sweat_smile:

É isso mesmo.
Grata. :heart:

1 Like

Você se incomoda de me mandar um shot da configuração desse Node de Telegram? Eu não fiz assim, mas está funcionando o meu.

fiz assim Node Zone - Node de Mensagem - Node de Telegram. Olhando o seu, o meu pareceu errado. kkk

e esse balãozinho? Posso usar ele para dar um título?

1 Like

Eu uso o Node call:service para enviar mensagens pelo Telegram, só alterei o icone pra ficar bonito…
Em Domain vc coloca notify e em service vc coloca o usuário que configurou no configuration.yaml da configuração do telegram!
E em Data vc coloca o padrão pra mandar mensagem, é o mesmo esquema de mandar tts pro google home e tal…

{
    "message": "Leandro, a dona Marcia chegou em casa! 🏠"
}

O node comment é um node só pra vc colocar um comentário ou um aviso… eu uso pra dividir os fluxos e ficar + organizado, recomendo até usar!

2

Te convido a participar do grupo do Telegram do pessoal do fórum, é bem legal, o pessoal ajuda d+ quem está com alguma dificuldade, tira dúvidas, dão ideias e da pra aprender muito!

1 Like

Perfeito Leandro.
Sem palavras para agradecer. :star_struck:

1 Like

Confesso que ainda não comecei a utilizar rotinas baseadas em localização, mas criei as Zonas no Home Assistant. Tenho notado que funciona muito bem e identifica alterações com muita rapidez apenas com o App do Home Assistant, seja no iOS ou no Android. Dito isso, minha pergunta é, será que vale a pena usar o Life 360?

1 Like

Vale d+ a pena usar o Life360, ele é muito + rápido nas atualizações!

1 Like

fiz a automação, show de bola. Porem não recomendo usar o Life360, ele demora muito pra atualizar a localização do usuário. Não sei se é pra forçar usar a versão paga. Vou procurar uma alternativa, tipo o próprio google maps.

bom dia Fera, sabe me dizer como eu descubro estado anterior da zona? tipo eu entro na zona Y quero saber se vim de X ou de Z pra dar sequencia em uma automaçao no node red…

As zonas tem entidades, por elas vc consegue ver quantas pessoas estão naquela zona.

acho que nao consegui te explicar direito, eu tenho uma zona grande, e uma pequena dentro da grande, estando na pequena fica alterando dizendo que estou em um outra hora em outra que é a grande… sabendo que alterou da grande pra pequena ou da pequena pra grande, algumas automaçoes nao podem mudar nessa inconstancia, somente algumas especificas, entao queria colocar pra qunado ficar mudando de uma pra outra nao afetar determinadas automaçoes, se tiver outra estratégia tambem q resolva essa problema