Ip Webcam - Celular antigo android como câmera integrado ao Home Assistant!

ip-webcam-1

Sabe aquele celular antigo que está jogado na gaveta da escrivaninha que você nem usa mais? Então, ele pode te economizar uma boa grana em comprar uma câmera nova! Mas como?

Na Playstore procure um aplicativo chamado IP Webcam.

Baixe o aplicativo e vá até a última opção da tela inicial: Start server.

Vai abrir a câmera e já vai começar a transmitir! A URL que vai aparecer em baixo na tela é a URL que a sua câmera vai estar transmitindo!

Agora com a URL e o celular antigo como câmera já configurado você vai poder usa-lo como câmera no Home Assistant!

No Home Assistant vá em Configurações, depois em Dispositivos e serviços.

Vá no canto direito embaixo e clique em “+ Adicionar Integração” e ache MJPEG IP Camera.

Coloque um nome pra câmera e a URL, na minha coloquei de Câmera do Portão!
Clique em Enviar.

Pronto!

4

Para adicionar na sua interface do usuário, é só ir na opção manual e colocar:

type: picture-entity
entity: camera.camera_do_portao
camera_view: live

Para configurar a câmera, qualidade e outras configurações é só entrar no seu navegador em:

http://192.168.1.xx:8080

Agora sim você tem sua câmera feita com um celular antigo no Home Assistant para usar do jeito que quiser! Se quiser faça como eu que coloquei em um suporte na janela!

Esse foi o meu primeiro tutorial, espero que tenham gostado e que aproveitem os celulares antigos com android!

Um abraço!

No próximo tutorial expliquei como transmitir a imagem da câmera pro chromecast pelo node-red!

12 Likes

Bacana para aproveitar aqueles celular no fundo da gaveta :+1:

1 Like

Show de bola,
Funcionou perfeitamente!!!

Obrigado!
:+1: :grin:

1 Like

muito Show, funcionou OK. Abs

1 Like

Tutorial atualizado, agora você pode adicionar câmeras IP MJPEG pela interface de usuário!

Que maneiro…Para câmera do iphone antigo não tem opção?

Tenta com esse app aqui, se funcionar avisa por favor!

https://apps.apple.com/br/app/ip-camera-lite/id1013455241