Interruptor Inteligente - Lampadas em paralelo, onde instalar o capacitor?

Boa noite, estou tendo problemas para instalar 2 interruptores inteligentes em minha residência.

Pontos importantes: Não existe Neutro, por isso todos os interruptores que comprei possuem capacitor, e TODOS os botões (switchs) dos interruptores ligam pelo menos 3 lâmpadas em paralelo

Eu já fiz a instalação dos interruptores e os 2 problemas enfrentados são:

  1. Um dos interruptores, as lâmpadas ficam apagadas quando tento deixar todas ligadas.

  2. No outro interruptor o conjunto de lâmpadas em paralelo fica piscando quando todas as lâmpadas estão apagadas

vou demonstrar abaixo como é disposto as luzes da casa

Vamos focar nos 2 primeiros interruptores e esquecer o ultimo com numeração 5 6 7. (o problema é nos outros interruptores)

Como podem perceber TODOS os interruptores possuem pelo menos 3 lâmpadas quando acionados. Se eu aperto o switch 1 do interruptor, ele acende 3 lâmpadas (1) em paralelo, se eu aperto o switch 2 ele acende 3 Leds em paralelo, se eu aperto o Switch 3 ele acende 4 lâmpadas em paralelo e se eu aperto o switch 4 ele acende 3 lâmpadas em paralelo.

Problema 1
Na instalação do interruptor de 2 botões (1 e 2) eu tirei os 2 fio amarelos (são retorno do outro interruptor ) e instalei o interruptor inteligente com com fio preto no L1 e fio azul no L2 e a fase em azul no Fase. E coloquei o capacitor em 1 das lâmpadas led que o switch 2 aciona.

Ai temos o problema: Quanto eu tento ligar as 2 luzes ao mesmo tempo, todas as lâmpadas ficam apagadas.

Problema 2:
No outro interruptor (1 3 4), eu isolei todos os fios que estão no switch 1, ou seja, deixei o botão “desativado” e fiz 1 configuração via software para quando o botao do interruptor de 2 botões fosse acionado, esse botão 1 do interruptor de 3 botões tb fosse (paralelo virtual). Fazendo assim a instalação ficar com a fase no L e os L2 e L3 instalados.

O capacitor foi instalado em 1 das 4 lâmpadas em paralelo do switch 3 (botao do meio).

E ai vem o problema 2) Quando todas as lâmpadas estão apagadas (do interruptor 1 3 4) as 3 lâmpadas do switch 4 começam a piscar (parece discoteca)

A minha pergunta, provavelmente liguei o capacitor no lugar errado… eu não posso ligar o capacitor direto na fase e no L1 do interruptor… assim?:

Capturar

por favor me ajudem a corrigir isso

Ta bem confuso, veja se a ligação esta assim:

L1 > ligado a um interruptor normal com duas teclas > lâmpadas
L2 > ligado a um interruptor normal com três teclas > lâmpadas
L3 > ligado a um interruptor normal com três teclas > lâmpadas

É isso?

O capacitor vc tem que ligar no L1 e neutro.
Se tem um interruptor comum entre a saída L1 e a lâmpada vc vai ter que ligar o capacitor no interruptor comum.

Então colega, não me leve a mal. Mas é confuso mesmo e o que foi dito em sua resposta é bem o básico e não se aplica aqui. Ela se aplicaria se cada botão do interruptor ligasse apenas 1 lâmpada.

vou tentar explicar melhor refazendo esse

Basicamente a instalação dos 2 interruptores é essa

Bom dia,

independente de ser parelelo ou não a ligação é conforme imagem:

se voce possuir 3 lampadas precisará de 3 capacitores, recomendo que ligue assim para evitar problemas uma vez que o circuito possui 3 saidas distintas nao tem como “reaproveitar” o mesmo capactiror.

Achei que vc ia ligar o interruptor inteligente antes dos interruptores normais.
Deixando o interruptor inteligente meio “burro” kkkkk

A ligação é igual ao esquema que vc mandou agora, só a posição do capacitor que pode estar errada, tem que ver no seu manual.

Meu modulo é da Nova Digital, e no manual especifica que o capacitor deve ser ligado no L1 caso vc use 2 ou 3 canais e no L2 caso use apenas 1 canal, então pelo seu ultimo esquema vc tem que mudar o capacitor para o lado direito.

Não precisa de 3 capacitores, apenas 1 ligado no canal correto.

“em que ver no seu manual.” o manual só mostra situação pra 1 única lâmpada, mais nada

“apenas 1 ligado no canal correto.” agora qual é o canal correto??

fiz alguns vídeos e tentativas pra elucidar melhor o problema da luz piscando

O PROBLEMA ACIMA FOI RESOLVIDO: Realizei a troca de 1 das lampadas de 6.5W que estava piscando, por uma de 25W e o problema sumiu!!! só precisei trocar 1 lampada


Já esse problema continua

O problema das luzes nao ligarem (sim eu sei que tem 2 leds que nao estão funcionando e vou trocar) e sim o capacitor está ligado no do meio

será mesmo que a solução é colocar 1 capacitor em cada 1 das lampadas em paralelo (pra 1 botao)

Acho que como liguei o capacitor nos LEDs por ele ter uma baixa potencia, deve estar interferindo em algo… vou mudar o capacitor para o outro paralelo de lampadas e testar

No manual fala pra ligar em qual L? Qual a marca do modulo?
No video 1 o capacitor esta no L1 ou L2? Tenta inverter

Qual a potencia das lâmpadas?

No video 2, quando fica vermelho no modulo quer dizer o que?

Tenho esse modulo:
L1 3 lâmpadas (como uma lâmpada é incandescente nem uso capacitor)
L2 2 lâmpadas
L3 2 lâmpadas

Fala Walber, o problema no Video 1 acabei de resolver… Realizei a troca de 1 das lâmpadas de 6.5W que estava piscando, por uma de 25W e o problema sumiu!!! só precisei trocar 1 lâmpada

Agora no video 2, Acho que como liguei o capacitor nos LEDs por ele ter uma baixa potencia, deve estar interferindo em algo… vou mudar o capacitor para o outro paralelo de lâmpadas e testar.

Fiz o teste troquei o capacitor que estava em 1 dos LEDs e coloquei em 1 das lâmpadas do outro botao do interruptor… ficou pior, nada acende. realmente não sei oq é

os interruptores quando ficam vermelhos querem dizer que foram acessos

Toma cuidado com a potência total das lâmpadas, pode exceder o máximo suportado pelo módulo

Tranquilo… tem muitos Watts pra serem usados ainda

Olá Walber. Estava atrás de uma informação dessa. Posso então ligar o meu capacitor direto no interruptor inteligente, uma ponta no L1 e outra no Neutro?

Cara… eu não tentei pq nao tem espaço na caixa

Mas estragar não vai, não custa tentar

*ps: se vc só usar lampadas de LED de baixa potencia, e elas piscarem… use lampadas de maior potencia OU lampadas fluorecentes / halogeneas

Boa noite Luis me tira uma dúvida cara, consigo fazer esse tipo de instalação abaixo ?

Eu acho que dá certo sim, led com baixas potencias tendem a piscar… recomendo os leds terem pelo menos 9w para os leds secundarios e o led que vai ter o capacitor ter uns 15w+

Obrigado pela resposta, vou tentar ligar e caso os leds fiquem piscando coloco outros de maior potência!