Integração com AndroidTV (Tvs, TvBox e Amazon FireTV)

O Android TV está em grande parte das televisões, tvboxs e sticks smart.
Com essa integração você adiciona seus media player androidtv/firetv e pode controlar localmente (sem depender da internet)!

local

Televisores das marcas abaixo utilizam Android TV como seu sistema.

tvs

Dispositivos com FireTV também são integrados por essa integração, o sistema FireTV é uma customização do AndroidTV.

Documentação oficial:

No seu dispositivo pra funcionar a integração é necessário habilitar o ADB debuging.

Para AndroidTV:

Vá em Configurações, Preferências do dispositivo e Sobre.

Em Sobre vá em Número de versão e o selecione várias vezes.

Selecione até aparecer a seguinte mensagem.

Foi habilitada as Opções do desenvolvedor.

Para FireTV:

Em Configurações, vá em Meu Fire TV.

Opções de desenvolvedor.

Ligue a opção Depuração ADB.

No Home Assistant:

Vá em Configurações, depois em Dispositivos & Serviços.

Vá no canto direito embaixo e clique em “+ Adicionar Integração” e ache AndroidTV.

Preencha com o ip do seu dispositivo!

Pronto, dispositivo integrado.

photo_2022-02-03_00-18-11

Existe um aplicativo para que possa enviar as notificações do seu Home Assistant para dispositivos AndroidTV/FireTV e apareça na tela da sua televisão.

No seu sistema AndroidTV/ FireTV vá até a loja de aplicativos e procure por:

unnamed unnamed

Notifications for Android TV / Notifications for FireTV

Baixe e instale!

Documentação oficial:

Vá em Configurações, depois em Dispositivos e serviços.

Vá no canto direito embaixo e clique em “+ Adicionar Integração” e ache Notifications for AndroidTV/Fire TV.

Preencha com o ip do seu dispositivo!

Pronto, notificações integradas!

4

É usando o notify que vamos enviar as notificações para o dispositivos AndroidTV/FireTV.

Vídeos:

Notificações com o Node-RED:

Usando um node call service em Domain selecione notify e em Service selecione o nome que colocou para seu dispositivo quando configurou o notify no configuration.yaml.

Em Data coloque o código abaixo para enviar a mensagem, em message escreva a mensagem!

{
    "message": "Dona Marcia, a porta foi aberta ou fechada!",
    "title": "Atenção!"
}

Se quiser enviar uma imagem junto com a notificação coloque o código abaixo, em path coloque o caminho da imagem, imagem que está dentro da pasta www no config do seu Home Assistant.

{
    "message": "Dona Marcia, a porta foi aberta ou fechada!",
    "title": "Atenção!",
    "data": {
        "file": {
            "path": "/config/www/imgs/cameras/camera_sala2.png"
        }
    }
}

É isso, um abraço!

Uma dica é usar o mini media player como cartão pra Lovelace!

5 Likes

Muito bom! Parabéns pelos ótimos tutoriais! :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Caros,

Uma observação: pra funcionar a integração é necessário habilitar o ADB debuging (“opções para desenvolvedores”) e isso tá lá explicado na documentação da integração. Sei lá porque o app da directv go encrenca com isso e só funciona se vc desabilitar. Aparentemente é um bug e ainda está presente na ultima versão atual (2.23.0). Eu abri chamado com eles e segundo o atendente “era pra funcionar”. Aguardando aqui a resolução disso.

1 Like

Eu vi sobre isso mas era pra FireTV, uso na Mi Box com AndroidTV e não precisei habilitar.

Desconfio então que o seu dispositivo já tem isso habilitado por padrão, porque a documentação da integração é bem explicita nesse ponto: “This integration works by sending ADB commands to your Android TV / Fire TV device”. Eles explicam como fazer no firetv e falam pra consultar os demais dispositivos. Por acaso vc tb tem problemas com o directv go?

1 Like

Muito provável que tenha isso habilitado, se eu te falar que comprei a Mi Box S 4k justamente pra usar com directv go vc acredita? Comprei pra minha mãe, ela assiste o dia todo de boa sem problemas!

hm… legal! Tenho que experimentar um desses no futuro. Eu gosto do firetv mas como todos os produtos da amazon, eles acabam colocando algumas “limitações” desnecessárias. Aproveitanto, me conta uma coisa: o navegador funciona direitinho no mi box? Eu uso o meu fire pra mostrar um dashboard na TV usando o wallpanel, mas o “motor” web do firetv usa uma resolução que é muito inferior ao full HD.

Na Mi Box não veio navegador nativo mas tem um monte na Play Store pra baixar, na FireTV não tem como baixar outros navegadores? Tenta pegar o apk de alguns e instalar por fora lá!

Tem como instalar outros navegadores sim, embora o firefox tenha deixado de ser compativel :-(. Mas o problema é que todos eles utilizam bibliotecas do sistema operacional e é nelas que está a limitação em relação a resolução.

Como faz para mudar as configurações de duração, tamanho, posição, cor e transferência, depois da atualização não aceita mais?

- platform: nfandroidtv
   name: Mi_Box_S 
   host: !secret mibox_ip
   duration: 10
   fontsize: large  
   position: top-right 
   color: black
   transparency: 50%
1 Like

Estou tentando integrar minha android tv que é da marca tcl e ocorre o erro abaixo. Alguém pode me ajudar?
Logger: homeassistant.components.androidtv.media_player
Source: components/androidtv/media_player.py:229
Integration: androidtv (documentation, issues)
First occurred: 11:38:45 (14 occurrences)
Last logged: 12:10:20

Could not connect to android tv at 192.168.68.149:5555 using Python ADB implementation with adbkey=’/config/.storage/androidtv_adbkey’

Tenho uma integração notify MiStick x HA, porém, só consigo enviar “Title + Message” nas automações Node-red. Quando tento enviar imagens, ocorre um erro.
Por favor, alguém tem uma dica para solucionar esse problema ?
Desde já, agradeço o apoio !

Erro:
27/09/2021 01:07:26node: Notificacao TVmsg : string[57]
“Call-service error. extra keys not allowed @ data[‘file’]”

Configuração Utilizada:

{
    "message": "Notificacao da tv via HA",
    "title": "cameral Lateral Casa",
    "data": {
        "duration": 10,
        "fontsize": "large",
        "position": "center",
        "color": "red",
        "file": {
            "path": "/config/www/imgs/cameras/teste.jpg"
        }
    }
}

Olá, vc tem uma pasta imgs e outra pasta cameras dentro da pasta www no config?

Bom dia !
sim, tenho essa estrutura de pastas. nesse formato mesmo: “/config/www/imgs/cameras/”
Acabei de conseguir ! Funcionou ! o erro estava no Entity Id, o campo deveria estar “vazio” e eu preenchi. no node-red De qualquer forma, obrigado pela rápida resposta e por esse tutorial que me ajudou muito !

1 Like

alguém conseguiu controlar a Mi Box certinho? eu consegui várias comandos mas não consigo fazer ela voltar da suspensão. (consigo suspender usando o POWER, mas não voltar…)

lista comandos

1 Like

Boa tarde. Tive o mesmo problema com o Mi Stick, pois ao desligar ele não permitia mais que eu o ligasse pelo HA. No meu caso, resolvi alterando as configurações “no Mi Stick” a qual ele nunca deliga completamente, sempre que desligado fica em “stand-by”, permitindo assim que o HA o “ligue”…

1 Like

Boa tarde, como você fez isso no mi stick? Tenho o mesmo problema!

@SergioJr.89
Ativei a seguinte configuração e solucionou meu problema de “liga e desliga” pelo HA:
Mi Stick:
1 - Configurações
2 - Preferencias de dispositivo
3 - Sobre
4 - Clicar 5 vezes seguidas em “Numero da versao” → Isso ativará o modo “Opções do Desenvolvedor”
5 - Na tela anterior a essa, acesse o menu acionado "Opções do Desenvolvedor
6 - Habilite a opção “Permanecer Ativo”

1 Like

Li um post que comenta a possibilidade de controle dos comandos do Fire TV através de Node-red. Cima, Baixo, Esquerda, Direita, OK, Volume +, Volume -, etc) inclusive executar aplicativos instalados no Fire TV. Alguém conhece essa parametrização ?

Funciona em outras tv box como MXQ, Htv, BTV?