Growatt não conecta mais via HA

Porta COM
Acredito que meu problema esteja relacionado ao driver, pois ele aparece dessa forma no gerenciador de dispositivos. Já tentei forçar o uso de outros drivers, mas não funciona.

Também testei em outros PCs, inlcusive com Linux, e conectado diretamente ao Home Assistant. Não funcionou.

Comprei uma placa NODEMCU pra conectar direto, mas tb não funciona. Não sei mais qual caminho seguir.

Quando eu fiz, eu utilizei windows 10 e já havia instalado os drivers do nodemcu ( CH340G), mas conectei direto o modulo na usb do PC
https://www.robocore.net/tutoriais/instalando-driver-do-nodemcu
Posso estar errado, mas parece ser algo relacionado a drivers. Faz um teste para matar se é algo relacionado a drivers, pelo programa do esphome flasher, tenta subir um código só no nodemcu.
Se não funcionar, é drivers. Caso subir normal, o modulo pode não estar entrando em modo de boot
E lembrando que ao criar no esphome o código, eu subi utilizando a opção de ESP8266

Consegui fazer o flash da firmware. De fato era o driver, porém para conseguir, subi um Windows 10 32 bits, que identificou corretamente o driver e funcionou perfeitamente. Farei os testes e informo aqui novamente. Abraço.

Segue tela do HA com os dados gerados pelo Growatt.

1 curtida

Que bom mano que deu certo, qualquer coisa nos informe aqui. Abraço!