Energia solar - negativa + duvidas

Pessoal, acabei de instalar energia solar em casa.

Ainda vou configurar a DEYE no homeassistant, porem no mesmo dia, eu instalei aquele Zigbee Zemismart para medir o consumo.

O porém, ele está medindo negativo (pois estou retornando energia para rede).
Ps: Não me falem que esta ao contrário o negocio pois nao está, já conferi com alguns amigos.

Agora o resumo da opera…

Como de fato consigo saber o que consumo, sendo que o zemismart ficará negativo visto que estou gerando energia?

Para medir solar on grid direito você precisa pelo menos 3 CT.
Uma para cada fase e uma para a saída do Solar.

Aí voce precis fazer conta com os dados mas o painel de energia do HA faz para você as contas se configurar lá.

Acho que o da zemismart é bidirecional

Sim é bidirecional, ja conferi.

voce conferiu se a setinha está apontando pra direção que a energia flui? basico mas as vezes pode passar despercebido

MAs mesmos com biderecional precisa de 3, não?

Porque se tiver usando energia da grid junto com solar ele não vai diferenciar se você tiver medindo só as fases.

Não tenho certeza pois nunca usei,
mas o bidirecional vai contar o consumo em um sensor e terá outro só para energia produzida.

da uma olhada nesse trecho do video abaixo.

@mteusb Acho que ta invertido mesmo.
Dependendo do modelo, a seta pode estar no sentido correto, mas os fios do sensor estão invertidos.

Entao no caso no video ele tem 3 medidas de corrente entao ele ta usando 3 CTs. Na imagem do @mteusb nao esta claro se ele esta usando as 3.

E ai é possivel sim que uma das medidas de consumo fique negativa, mas isso é uma fase não o consumo real da grid. Ai precisa fazer conta para extrtair dai, consumo total, geracao e consumo da grid.

AI o painel de energia do HA faz essas contas.

O3 CTs são para 380V.
Veja esse outro modelo, tem as 3 fases mais o neutro.

No caso ele usa só 2. A e B, só que por algum motivo ele ta usando B e C.
Mas acho que isso não faria diferença.

Edit:

@Walber mas ai é uam questao de produto eu to discutindo matematica.

O que o produto foi pensado ou não para fazer não importa nesse caso.
Por exemplo a open energy monitor vende memidor com 6 canais.
Você mede o que você quiser, voce poderia usar uma CT para medir um aparelho especifco tipo um ar condicionado e os outros dois usar para medir as fase.

Se voce tem um sistema trifasico onde voce só usa duas fases você só precisa de dois CT para ter o consumo total, medir o neutro é desnecessario.

E alias eu não tenho solar mas uns anos atra eu penei para enteder a matematica de como eu posso ter devices entre fase e fase e mesmo assim nao precisa medir o neutro, tem explicacao disso no site e no forum do open energy monitor se quiser.

Agora se voce quer medir solar on grid e ter dado de consumo grid vs consumo gerado pela placa voce precisa de mais CTs.

Vou dar um exemplo simples para ilustrar sem precisar entrar na equação. Se voce ta consumindo 2kw, mas 1kw vem da placa e 1kw vem da grid. Se você colocar para medir as fases saindo do quadro de distribuicao para os devices vai medir os 2kw mas nao vai diferenciar o solar. Se voce medir a fase antes do quadro você vai medir apenas 1kw consumidos da rede.

Se mais tarde voce passa a consumir 0.5kw e a placa continua gerando 1kw. No primeiro caso voce agora mediriar 0.5kw, enquanto no segundo caso voce mediria -0.5kw pois do ponto de vista da rede voce esta exportando 0.5kw.

Voce precisa de 3 dos 4 dados para calcular o quarto (sendo os 4 dados):

• Consumo da grid
  • consumo fase a (dentro de casa ja juntando solar)
  • consumo fase b (dentro de casa ja juntando solar)
  • geracao solar

O fato do device ter 3 ct pensando em 380v pode ser que no app tuya não dseja possivel configurar o jeito certo para medir o sola,. Mas para o ha isso nao improta desde que voce tenha as 3 potencias ou os 3 consumos (dos 3 canais) o proprio HA pode calcular os dados sem depender de firmware ou cloud do device para isso.

1 Like

Com dois TCs e um device bidirecional, você consegue medir consumo da rede e o que é injetado na rede. Se quiser medir o consumo instantâneo do que é gerado, vc precisa de outro TC ou fazer a integração com o inversor. Com a integração você terá a geração total, daí subtrai a energia injetada e terá o consumo instantâneo.

Vamos lá.

Eu comprei 2 trifásicos deste que o @Walber citou.

Comprei trifásico porque é mais barato que 2 monofásico da zemismart…

Um na chegou e o outro não… um eu ia medir o consumo e outro a geração.

Este primeiro estou tentando medir apenas o consumo… mas tá difícil kkkkk

Abaixo esta minha ligação, estou pegando logo da saída do disjuntor geral…

Vocês conseguem ver a seta também.

Você pode medir ou o consumo da rede ou o consugmo interno dependendo onde você medir. Se você medir consumo da rede vai ficar negativo mesmo se você estiver gernado mais do que consome.

Se voce medir interno vai estar sempre positivo mas não vai saber o que foi consumido da rede.

Se voce medir tambem saida do inversor ai voce consegue saber tudo.

Porque medindo da saída do inversor consigo medir tudo?

Porque ai é só soma e subtracao basica.

O consumo da rede + a geração da placa vai ser o consumo interno.
É aquilo que falei na menssagem de cima precisa de de 3 dados para achar o quarto.
Se voce mede as fases interno + inversor, ou externo + inversor , voce consegue calcular tudo.

Eu tenho dois trifásicos da zemismart.

Daria certo?

Sim, so configurar o painel de energia no HA, ele faz essas contas

Eu creio que na verdade com um unico trifasico ja daria, do inversor sai uma fase so né?

Vem fase fase , acabei de confirmar com o cara da instalação