Então @Britto, a forma como vc fez ficou muito bom mesmo. E ainda tem a vantagem de saber o consumo elétrico do equipamento.
Já estou no aguardo…
Tenho aqui pelo node red, mas já pensei dessa forma ai…
Só não sei nada de nada…vou aguardar rsrsrsrs
Bom, preparei tudo. Fiz a programação do esp, criei os sensores ,instâncias, etc. Tudo para ter o status de minha maquina de lavar no HA.
Ai ok, hoje é o dia. Vou desmontar a aquina para fazer as alterações necessárias e poder ler os LEDs do paimel.
Então a surpresa, a placa é coberta por uma espessa camada de resina.
Resumindo, não conseguirei fazer desta forma pois não tenho acesso a nada.
Então mais uma vez tive o projeto abortado. Agora eu vou voltar ao projeto antigo, que é pegar o acionamento dos componentes internos (bomba d’água, motor, solenoides,etc), e com base nisso, saber o estágio atual da máquina.
Que droga hein camarada… estava torcendo para dar certo e ver os resultados aqui.
Mas certamente lendo o consumo de cada estágio também dará certo
Qualquer coisa, grita ai.
Forte abraço
Caramba, a minha tb é assim…
Vou aguardar seus estudos rsrsrs
Da forma que está imaginando fazer acredito que vai ficar perfeita a leitura…
eu uso para máquina de lavar esse zigbee, para monitorar o consumo energético, como a máquina está longe do meu roteador wifi esse zigbee atendeu perfeitamente
é excelente, mas uso de forma bem mais simples, com o nodered só para notificar nas alexas e me mandar mensagem no telegram/whats que a máquina de lavar terminou, no meu caso não tenho necessidade de monitorar todos os processos da máquina
Amigo, boa tarde!
Como vc fez essa monitoria? poderia me ajudar?
é exatamente o que preciso… que avise na alexa e via telegram…
Sou leigo no assunto… obrigado deste já.
Usei o sensor do link, ele mede o consumo. Então sempre que o consumo for maior a zero quer dizer que a máquina ainda está em funcionamento. Quando for igual a zero a máquina parou e é quando faço os avisos.
Não estou conseguindo fazer os dispositivos alexa aparecerem no HA, estou usando o cloud em período de avaliação, alguém consegue me ajudar por gentileza?
Na minha máquina de lavar antiga usava uma tomada smart ZigBee, agora estou com uma smart Midea e uso uma integração Midea ac Lan que pega 4 variáveis e resolve tudo… Power, Start, progresso e time, só falta incrementar uma aparência com a foto da máquina, por enquanto deixei a tomada smart pra saber o consumo que demonstrou ser bem menor que a máquina anterior, sendo assim dá pra ter uma estimativa de gasto de energia com PowerCalc e medindo a vazão de água, daria pra ter outra estimada e fechar o ciclo com todos os dados necessários…
Detalhe, quando a máquina acaba o serviço ela se auto desliga total, deixando os dois últimos campos indisponível, porém é fácil de resolver dividindo o card e na aba visibilidade por condição da máquina ligada pra exibir.