Conheça o auxiliar Data e/ou Hora, o input_datetime no Node-red! Gere gatilhos alterando a data e hora na Dashboard!

Os auxiliares são dispositivos fake que podemos criar para auxiliar em automações e aqui temos o input_datetime. Com o auxiliar data e/ou hora podemos criar um dispositivo que pode ser usado como gatilho e para visualização na Dashboard.

Vá em Configurações, clique em Dispositivos & Serviços.

Vá em Entidades Auxiliares e clique na direito embaixo em Adicionar Entidade Auxiliar.

Selecione Data e/ou hora.

Preencha com um nome e selecione o que você deseja inserir no auxiliar, só a data, só a hora ou a data e hora. Clique em Criar.

2

Podemos ver que foi criado o input_datetime.testando que é o auxiliar Dropdown que criei, é ele que é usado para automações.

Adicionei ele na Dashboard em um cartão de entidades e posso alterar a data e a hora no cartão. Mas só serve como um mostrador e para gatilhos quando forem alterados.

4

Clicando na data é aberto um calendário e nele podemos definir a data que é mostrada no cartão. Em relação a hora é só clicar e digitar o horário que quiser definir.

Agora vamos ver como podemos utilizar isso no Node-RED em uma automação!

Usando como gatilho em automações:

Como exemplo vou usar um node events:state e um node debug, por ele conseguimos visualizar a troca de data e/ou hora na Lovelace.

72

No node events:state só preenchi com a entidade do input_datetime.

Alterando as datas e/ou a hora podemos visualizar nos logs do node debug o payload enviado com a troca.

Para criar as automações podemos usar um node switch para filtrar a data e/ou hora alterada na Lovelace para usar como gatilhos!

Usando para alterar a data e/ou hora que será exibida na sua Lovelace:

Usando um node call service você pode alterar só a data, só a hora ou data e hora que é visualizada na Lovelace.

Em Domain selecione input_datetime
Em Service selecione set_datetime
Em Entity id selecione a entidade do input_datetime.

No Data que colocamos o código para alterar a data, a hora ou a data e a hora.

{
    "date": "2019-04-20"
}

É isso, um abraço!

3 Likes

Boa tarde a Todos! Muito conhecimento dispovivel aqui! A minha duvida é… Tem como colocar o formato data em pt brasil!? ja procurei em muitos lugares e nao achei!

Não tenho ideia, tem que pesquisar pra ver se acha algo!

1 Like