A ideia era utilizar um Hub ou Brigde para esse papel, porém em todos os lugares que vejo todos eles utilizam a Cloud de alguma empresa X, geralmente frabicante, coisa que eu gostaria de evitar até para ter o controle somente pelo H.A.
É só usar um hub compatível com o zigbee2MQTT os dspositivos conectados a ele funcionarão de forma local, sem passar por servidores externos.
Existe algum dispositivo que atenda essa necessidade e suporte mais de 50 dispositivo conectados
Com o @w35l3y disse zigbee é uma rede mesh, então (teoricamente) quanto mais roteadores mais dispositivos suportados, o que diz a documentação oficial:
Cada tipo de adaptador suportará uma quantidade máxima de conexões diretas, por exemplo: O CC2652P suportará até 50 conexões diretas e até 100/200 rotas conforme documentação do firmware Z-Stack_3.x.0.
Além disso você poderá, se quiser, possuir duas (ou mais) redes zigbee no mesmo home assistant caso necessário…
A Alexa conseguiria se comunicar com estes dispositivos somente com o H.A mesmo que eles funcionassem em uma rede LAN isolada de comunicação com a internet?
Usando o Home Assistant a Alexa sai de cena, ela passa a ser somente um acessório, as minhas somente dão avisos (nivel caixa de água, chuva, entrada de pessoas na casa, interfone tocando) mas as automações estão no HA, minha idéia de casa automática é a casa fazer o que você precisa que ela faça sem você dar comando algum (automático de verdade)… E sim o HA envia comandos para ela via internet.
Existem dispositivos que se conectam via WiFi (cabo de rede) e se comunicam com o home assistant, shelly por exemplo ou alguns criados com arduino esses se comunicam com o home assistant localmente via WiFi, ahh existem ainda aqueles com TASMOTA… O legal é que com um ESP32 + biblioteca PubSubClient + Integração Mosquito Broker você será capaz de criar qualquer coisa…