Como transmitir um áudio mp3 ou música localmente para o Google Home pelo Node-red!

Acredito que muitos já quiseram criar automações com algum audio local, então segue um tutorial explicando como usar uma mp3!

Vamos usar o node chamado “call service”

1

Dentro do “call service” vamos preencher dessa forma! Em domain escolha a opção “media_player”, em service escolha “play_media”, em entity id escolha o google home que vai sair o audio! Com isso tudo preenchido, clique em nos três “…” para adicionar um código em data.

Em data vamos preencher da seguinte forma:

{
    "media_content_id": "https://seuendereço.duckdns.org:8123/local/media/seump3.mp3",
    "media_content_type": "audio/mp3"
}

Na linha “media_content_id” deve colocar o endereço correto do seu home assistant e o nome correto do seu audio mp3!

Agora vamos criar a pasta “media” em que você vai adicionar sua mp3 nela!

Dentro da “config” do seu home asssitant vá até a pasta “www” ( se não tiver essa pasta deve criar) e dentro dela crie uma pasta chamada “media” e dentro coloque o áudio no formato mp3.

Pronto, agora é só usar em alguma automação!

4

Quem quiser utilizar a pasta Media (aquela do Navegador Multimédia) da raiz do seu Home Assistant é só colocar dessa forma no Data do call service:

{
    "media_content_id": "media-source://media_source/local/seump3.mp3",
}

Espero ter ajudado, um abraço!

3 Likes

Boa noite, é possivel fazer isso com o spotify?

Não sei informar, tem que pesquisar pra ver se é possível

O spotfy já não é integrado ao GH?

Pelo que sei, o Spotify ja é integrado ao GH sim… Basta apenas vc configurar em seu Google Assistant o Spotify e depois só dar o comendo “Ok Google, reproduzir (oque vc quiser) no spotify”.

Amigo boa tarde, me tira uma dúvida se possível. Eu quero que minha assistente transmita um determinado áudio quando uma luz ascenda ou apague. É possível com essa configuração? Tipo, configurei isso no app do GH, toda vez em um horário específico minha assistente informa que ligou uma luz, e no horário me informa que desligou-se. Só isso que quero fazer no nodered já que estou migrando minhas automações para o HA. Obrigado

1 Like

Sim, isso é bem simples até, da uma olhada na sessão de Node-red aqui do fórum, tem muitos tutoriais e ensinando como usar os nodes e configurar!

1 Like

Obrigado, você me ensinou lá no telegram. Porém a voz que soa é lenta. Pois usa o Google tradutor. Eu estou lutando para integram meu GH na HA. Porém os tutoriais são tudo inglês, mas tarde irei tentar de novo. Obrigado

Recomendo utilizar os TTS da Poly ou Watson, são muito melhores!

Leandro boa noite, eu posso utilizar o IP direto ao inves de https? pois não consigo acessar com https. Obr

Acredito que não porque o Google pega o audio pelo acesso externo por isso tem que ser https e o seu endereço do duckdns

1 Like

Obrigado, vi que voce postou uma alternativa pelo navegador de midia, irei instalar o samba para ter acesso e ver se consigo local. Obrigado.

1 Like

Se puder me dar uma ajuda ficarei agradecido, instalei o samba, estou tento acesso tranquilo aos arquivos do HA, coloquei a musica na pasta midia, porem não sei aonde estou errando no codigo.

“media_content_id”: “media-source://media_source/local/midia/natureza.mp3”, (exemplo)

Essa e a minha duvida também

Terminei desistindo, aqui nada funcionou. Alias funcionou com um arquivo de video em html5 online.

Eu quero acertar essa parte para criar automações, ainda não desisti. kkkk

Mas me diz ai, voce recebe algum erro? tem alguma print? por que aqui ta tudo certo, porem o audio não toca.

O meu esta assim:
{
“media_content_id”: “media-source://local/media/fazendinha.mp3",
“media_content_type”: “audio/mp3”
}
e embaixo no Nod esta escrito errorerror

é oque basicamente aconteceu comigo, eu só conseguir reproduzir um video em html5 e nada mais.

Boa tarde Pessoal !
Com a ajuda de varias pessoas do grupo do Telegram eu consegui acertar (peço perdão por não lembrar os nomes).
No exemplo abaixo a musica em mp3 esta dentro da pasta media.

{
    "media_content_id": "media-source://media_source/local/fazendinha.mp3",
}

No exemplo abaixo a musica esta dento de uma pasta chamada Musicas, a pasta Musicas esta dentro da pasta media.

{
    "media_content_id": "media-source://media_source/local/Musicas/nao-ha-limites.mp3",
}

Muito obrigado a todos do forum e do grupo pela ajuda.

2 Likes