Como integrar uma Central de Alarme com Home Assistant + GH + Alexa

Legal. Vou dar uma olhada se consigo fazer algo similar na minha central pra quando ela for armada pelo PGM.

Uma alternativa que pensei é: eu sempre deixo a central programada para ativar todas as zonas, mas coloco um relé controlado por um GPIO do NodeMCU para fazer um “jumper/curto” entre a zona que quero deixar desativada e GND. Pelo que eu entendi da minha central quando ela está armada os sensores fazer essa ligação do GND com a entrada de sinal da Z1, por exemplo. Aí quando um sensor é ativado, ele corta essa comunicação Z1<->GND e aí dispara o alarme.

Desse jeito que eu pensei a central vai sempre armar as duas zonas (Z1 e Z2), mas com um relê controlado pelo HA eu forço a ligação Z1<->GND independente dos sensores da Zona1 ativar ou não. Isto é, mesmo que eles sejam ativados, Z1 e GND ainda estão ligados pelo relê, logo o alarme não dispara.
Aí quando eu quiser armar essa zona, eu corto a comunicação Z1<->GND pelo relê e deixo a cargo dos sensores de novo. Se eles forem ativados o alarme dispara.

É uma alternativa interessante.

Olá Marcio… Parabéns pelo projeto… Por acaso vc enxerga essa solução também para a SmartCloud18 da JFL? Ou Já existe uma solução mais simples, uma vez que ela possui ethernet?
Hoje tenho um sonoff de contato seco apenas ligando e desligando ela, o qual já integrei com meu HA. O problema é que não consigo receber o status se ela está armada ou desarmada, muito menos ler os sensores.
Estou configurando o rf 433 com portish para tentar ler todos os sensores de minha casa afim de complementar o controle da central, mas o status de armado/desarmado ainda não tenho uma solução…

1 curtida

Olá Gustavo, ao ler o manual da sua Central de Alarme vi q ela não é compatível com a minha solução, pois ela usa um outro conceito para leitura das zonas que é a tecnologia de barramento (protocolo de comunicação RS485); e o manual se limita a dizer apenas sobre as condições necessárias para a rede funcionar. Quanto a rede Ethernet, ainda não vi nenhuma solução q fosse compatível com o HA. Acho q dificilmente vc conseguirá ler os status das zonas e da central (armada/desarmada).

Obrigado pela ajuda… Como comentei, já possuo um acionador via placa sonoff de contato seco. E sei que ela está armada e desarmada a partir do app da própria central…
Como alternativa, estou tentando pelo menos ler os sensores rf433 via rf bridge com tasmota e portisch afim de saber quais portas/janelas foram acionadas…
Qualquer novidade postarei por aqui…Abç

Obrigado por compartilhar. Estava precisando fazer a mesma coisa e não sabia por onde começar;

1 curtida

@marciosvieira parabéns pelo magnífico trabalho.
Este sem dúvidas é o projeto mais profissional que temos no fórum, parabéns!

Coincidentemente minha central de alarme é a mesma que a sua, Paradox 738+.
Poderia compartilhar o mesmo arquivo do circuito que você enviou para a JLCPCB?
Abs!

Olá, boa noite, sou novo aqui no fórum, tenho uma central de cerca elétrica da JFL com acesso a internet, pelo manual vi que tem saída manual para armar e desarmar por botão. Também existe saída p LED de status, apagado = desligado, piscando = armado somente alarme e acesso = tudo ligado. Já pensei em programar as 2 porta do ESP001 para informar o status do led a cada 5s e ter opção de armar e desarmar a central, os dados seriam enviados p mosquito, tenho 2 reles em teste q funcionam bem para ligar e desligar lâmpadas.

Só algo que já venho pensando faz tempo para ajudar integrar no hassio.

1 curtida