Broadlink - Como conseguir os códigos de IR para dispositivos Broadlink e BestCon com Node-red!

Os dispositivos mais recentes da plataforma Broadlink estão sendo lançados pela BestCon e com isso não tem suporte para o uso do Broadlink Manager. Por isso existe uma palheta de nodes que é possível conseguir os códigos!

Primeiro é necessário instalar os nodes!

Vá no canto superior direito e clique no menu e vá em Manage palette.

Clique em Install e na busca escreva Broadlink, instale o node-red-contrib-broadlink-control.

Com a palheta instalada vão aparecer esses node.

3

Agora vamos descobrir os dispositivos Broadlink na sua rede.

Vai precisar dos nodes:

1x inject
1x discover
1x debug

Organize eles assim e clique no quadrado do node inject.

7

Na tela de debug no lado direito irá aparecer as informações dos dispositivos, clique na setinha para elas aparecerem.

5

Vão aparecer as informações que vamos precisar do dispositivos, que são o mac, ip e typeid.

6

Com essas informações agora podemos conseguir os códigos IR.

Para isso vamos precisar dos seguinte nodes:

1x inject
1x RM
1x template
1x debug

Deve organiza-los dessa forma:

No node RM clique no lápis para adicionar o seu dispositivo.

Agora é só preencher com as informações, o mac, o ip e o typeid.

Com o dispositivo adicionado, em Action selecione Learn.

O node template deve ser configurado dessa forma:

Com o código em Template:

{{payload.data}}

Com tudo configurado agora é só clicar no quadrado do node inject!

Com isso a luz do dispositivo Broadlink ou BestCon irá ascender, a seguinte mensagem vai aparecer na tela de debug para apontar o controle remoto e copiar o código IR.

12

Com o botão pressionado o código IR irá aparecer.

13

É isso.

Para utilizar os códigos segue o tutorial:

Vídeo:

6 Likes

Show leandro, maravilha.

Bem prático, até agora as outras formas de obter os controles não tinham funcionado para mim. Obrigada! :heart:

Consegui configurar até o final, porem notei que os broadlink mais novos PRO 4 que foram adicionados via SSL, aparecem a seguinte mensagem durante a configuração: “Broadlink: Unconfigured Device Type: Log an issue with the device details and typeid returned as this may be a new device type.”

Após configurado, o Broadlink não liga a luz amarela de aprendizado. Fui pesquisar e sugeriram a utilização do type: 62be, com essa alteração a luz de aprendizado passa a ligar, porem o dispositivo não aprende o comando, ficando assim a resposta após pressionar algum botão:

msg.payload : string[38]

“This is the payload: [object Object] !”

Em tempo, não sei se essa é a solução, mas encontrei essa explicação:

O aplicativo Broadlink mais recente pode configurar o dispositivo no modo de nuvem, o que significa que ele não funcionará mais localmente com esta biblioteca. Isso é comum para dispositivos mais novos RM4 e RM3 Mini (por exemplo, tipo de dispositivo 5f36). Se você pode descobrir o dispositivo, mas não consegue aprender ou enviar, então provavelmente você tem esse problema.

Para reverter isso, você precisará reiniciar o dispositivo.

O processo sugerido é o seguinte:

1. Remova quaisquer dispositivos configurados existentes ou controle no aplicativo Broadlink.
  2. Reinicialize o dispositivo pressionando longamente (~ 6 segundos) o botão de reinicialização com um pino ou clipe de papel até que o LED pisque rapidamente.
  3. Use o aplicativo BroadLink para conectar-se ao WiFi (mantenha seu telefone próximo ao RM). E PARE!!
  4. Não faça mais nada, não adicione mais nada no aplicativo, saia do aplicativo e agora use o nó.
1 Like

Fiz o procedimento acima, removendo o broadlink do APP e adicionando apenas ao WIFI, os nodes conseguem encontrar ele, alterando o type para 62BE a luz amarela de aprendizado liga, porem a resposta é a mesma: não consegue aprender o comando.

1 Like

Consegui encontrar esse código numérico, preciso converter esse código em algum outro ou posso criar um switch com ele?

Não sei se é isso que você está procurando
https://base64.guru/converter/encode/hex

Leandro, muito bom!!! Até o momento não havia conseguido fazer com que o Broadlink Manager funcionasse com meus dispositivos, porém com o Node Red funcionou de primeira e estou obtendo os códiogs dos botões.
Desculpe as perguntas mas:

1. Tendo obtido o código eu copio como está no configutarion.yaml? command_on: ‘38,0,72,0,0,1,33, …’
  2. No seu tutorial tem para “command_on” e “command_off” e para as demais teclas onde encontro o código (command_…) a ser utilizado?
  3. E principalmente, tendo tudo configurado tem algum exemplo de utilização?

Olá, então, os códigos tbm não sei como se usa só segui o tutorial do vídeo que coloquei em anexo. Pelo motivo que comentei não tenho um exemplo de uso, acredito que ainda está em desenvolvimento essa forma de conseguir os códigos pelo Node-RED. O que eu recomendo é o uso do componente SmartIR pra quem não consegue usar o Broadlink Manager, com o SmartIR é possível conseguir todos os códigos do dispositivos de uma vez porque ele já tem um banco de dados com alguns. Da uma olhada lá!

1 Like

Muito obrigado. Vou dar uma olhada.