Automações, Cenas ou Scripts? Qual a diferença na prática e qual utilizar?

Fala galera blz?

Neste vídeo irei exemplificar a diferença entre as 3 funções que temos dentro do nosso querido Home Assistant, onde utilizar, as diferenças e qual é a melhor.

Valeu!!!

3 curtidas

Cenas são conjuntos de estados, por exemplo, vc pode definir uma “sala romantica” com luz do teto com brilho em 50%, abajur lateral em cor vermelha, com brilho 30%, e “sala leitura” com a luz de teto em 80% e o abajur em luz fria 60%. Eu acho bem util quando vc define um conjunto de cenas e quer alternar entre elas: use um input select pra isso e crie um trigger (botão zigbee por exemplo) para rotacionar entre as escolhas.
Mas se vc quer algo beeeem util (pelo menos pra mim), olha isso:

A comparação de script vs automação não tá muito justa porque são coisas complementares. Um script é um conjunto de ações, e uma automação é um um conjuto de trigger, condição e ações (que na pratica é um script e usa a mesma sintaxe). A questão é que se vc vai executar um determinado conjunto de ações somente como resposta a um trigger/condição, vc embute ele em uma automação, caso vc vá executar esse mesmo conjunto de ações em automações diferentes, então vc cria um script e chama ele a partir de cada automação.